Colunas

Coluna gastrô

23/07/2016 12:03:42

Identidade na Gastronomia do Vale
 
                Cada Chef deve marcar sua identidade em cada prato apresentado, na verdade reproduzir uma receita é relativamente fácil, basta seguir uma ficha técnica ou receita, o que a maioria das pessoas que cozinham, não se da conta é a qualidade dos ingredientes utilizados que compõe o resultado final, fazendo toda a diferença.
                A identidade de um preparo é composta por algo á mais que ingredientes industrializados que se compram nos supermercados, o resultado se da através de escolha da cadeia produtiva, escolhendo os melhores ingredientes, balanceando sabores, texturas, aromas, acidez, amargor e adocicado entre outros sabores e elementos mais sutis.
                Por isto um verdadeiro Chef além de conhecer muito bem técnicas de preparo, deve saber reconhecer a qualidade dos insumos utilizados, onde e por quem são produzidos. Os melhores legumes e temperos, as melhores frutas, o mel mais puro, os melhores cortes e derivados de carne processados adequadamente adquiridos com o devido respeito á vida destes nutrientes os quais supriram o paladar e as necessidades alimentícias das pessoas.
                Em nossa região temos agro-industrias e produtores independentes que são especialistas no que produzem e verdadeiramente amam o que fazem. Ai esta a receita do sucesso, uma excelente alternativa para que nossos Chefs construam uma alta gastronomia com a identidade do Vale do Taquari.
                As feirinhas de produtores da região são um verdadeiro paraíso para os apaixonados por gastronomia, muitos dos alimentos comercializados nestes locais são muito frescos, apresentando um sabor incomparável. Técnicas de cultivo tem história própria e foram repassadas de geração para geração, utilizando manejo sustentável aprimorando a qualidade dos produtos comercializados.
                Como um estudioso de área gastronômica, e por ter nascido aqui na região, me permito fazer algumas composições com ingredientes regionais que aguçam a imaginação de vocês leitores.
                E um dos exemplos que me vem á mente seria Cuca-Burger: nossa Cuquinha redonda, tradicional, recheada com hambúrguer de linguiça, queijo colonial gratinado, maionese de ovo colonial, tomate cereja, cebola caramelizada na chimia e alface orgânica, claro acompanhada de batatinha com casca frita.
                Estamos lançando o desafio aos Chefs e Cozinheiros do Vale, vamos elaborar pratos com ingredientes regionais, valorizar nossos produtos e estrutura nossa identidade gastronômica.
 
 
Leia nosso jornal online: http://jornalng.com.br/pageflip/Main.php?MagID=1&MagNo=229 Página: 24