Colunas

Coluna do Jó

10/09/2016 14:55:58

Origem do nome das notas
 
O nome das notas (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si) tem sua origem na música coral medieval. Foi Guido d’Arezzo, um monge italiano, que criou este sistema de nomear as notas musicais - o chamado sistema de solmização. Seis das sílabas foram tiradas das primeiras seis frases do texto de um hino a São João Baptista, em que cada frase era cantada um grau acima na escala. As frases iniciais do texto, escrito por Paolo Diacono, eram:
Ut queant laxis,
Resonare fibris,
Mira gestorum,
Famuli tuorum,
Solve polluti,
Labii reatum.
 
Tradução: “Para que os teus servos possam cantar as maravilhas dos teus atos admiráveis, absolve as faltas dos seus lábios impuros”.[4]
 
Mais tarde ut foi substituído por do, sugestão feita por Giovanni Battista Doni, um músico italiano que achava a sílaba incômoda para osolfejo, e foi adicionada a sílaba si, como abreviação de “Sante Iohannes” (“São João”). A sílaba sol chegou a ser mais tarde encurtada para so, para uniformizar todas as sílabas de modo a terminarem todas por uma vogal, mas a mudança logo foi revertida.
 
As sílabas ut, ré, mi, fá, sol e lá, chamadas vozes, não correspondiam a alturas absolutas na escala, mas apenas a graus num hexacorde. A altura das notas era designada por letras de A a G. A partir de um trecho escrito num modo eclesiástico qualquer, podia-se transpô-lo de uma quarta, quinta ou oitava, sem modificar nenhuma das vozes sobre as quais o trecho seria cantado. Uma sequência ré-mi-fá transposta de uma quarta continuava a ser considerada ré-mi-fa, na solmização, e não sol-lá-si bemol como no sistema atual, embora fosse designada por G-A-B em vez de D-E-F. Mais tarde, nos países latinos, adoptou-se a designação “dó ré mi fá sol lá si” para representar “C D E F G A B”.
 
 
Bob Marley
 
Bob Marley (1945 - 1981), nome artístico de Robert Nesta Marley nasceu numa favela de Kingston e teve uma juventude bastante difícil, o que o ajudou a retratar em suas músicas os problemas sociais. Inicialmente sua carreira musical começou com o grupo The Wailers, que incluía Peter Tosh e Bunny Livingston.
Seu primeiro sucesso foi “No Woman no Cry” onde o reggae começou a ganhar fama internacional e conquistou o mundo. Seguiram-se “I Shot the Sheriff”, famosa pela interpretação de Eric Clapton, e “Get up, Stand up”.
Bob Marley também foi um dos maiores representantes do movimento rastafári, que chama seu deus de Jah. O movimento surgiu na Jamaica. Rita, sua esposa, o influenciou a aderir ao movimento. Ele também foi o responsável por propagar o rastafári pelo mundo.
Bob Marley faleceu em 1981, devido a um câncer de pele, mas que acabou espalhando-se para outros órgãos. Bob Marley ganhou ainda mais fãs após a sua morte e acabou tornando-se um mito para muitas gerações.
A música de Bob Marley e o reggae tornaram-se mais fortes ainda depois de sua morte, tornando-o uma lenda e um ícone da música.
 
 
“As grades podem me prender, mas nunca vão prender meus pensamentos. Um Pensamento pode ser a maior virtude de um homem, e a Liberdade só existe quando todos as consome.”
 
 
“Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Pois a sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles.”
 
 
“...Se aqueles que não gostam de mim soubesse o que sinto por eles gostariam menos ainda..."

 

 Leia nosso jornal online: http://jornalng.com.br/pageflip/Main.php?MagID=1&MagNo=236 Página 14