Vale do Taquari

Grêmios Estudantis

23/11/2012 - Vale do Taquari

Keila (E, abaixo) com as amigas. Participação muito comemorada / Rodrigo Angeli

A importância das jovens lideranças 

 

A 3ª Coordenadoria Regional de Educação (3ª CRE) promoveu, na última quarta-feira, o Encontro de Lideranças e Grêmio Estudantil. Realizado no Salão Cristo Rei, o evento reuniu mais de 150 estudantes oriundos de 50 escolas de 32 municípios de abrangência da coordenadoria. Este foi o encontro final de uma série de sete encontros microrregionais, em que a iniciativa objetivou incentivar os jovens ao diálogo, buscou resgatar valores, desenvolver o protagonismo juvenil, rever o papel dos grêmios estudantis nas escolas, além de ter proporcionado a participação em oficinas e uma saudável confraternização. 

 

De acordo com a coordenadora do Movimento Estudantil na 3ª CRE, professora Loraci Maria Birck, o evento serviu para levantar ideias, visando a retomada do papel do Grêmio Estudantil, da liderança nas escolas e no meio onde os alunos vivem. Segundo ela, esta é a primeira geração inserida no processo de globalização, nunca o jovem esteve tão conectado as redes mundiais. “Temos que estar abertos para juntos construirmos o novo, orientá-los para usar as mídias no desenvolvimento do protagonismo juvenil, ou seja, participar como ator principal em ações que não dizem respeito somente à sua vida privada, familiar e afetiva, mas também relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade mais ampla. Ser fonte de iniciativa, de responsabilidades, agindo, criando, recriando de maneira autônoma”.

 

 

Incentivo

 

Para a aluna Keila Silveira França (14), de Lajeado, foi uma ótima oportunidade para a formação de novas ideias. “Conheci muitas pessoas, fiquei sabendo de coisas que nem imaginava existir ou que nem sempre vem à tona em torno de assuntos importantes. Foi muito válido”, afirmou. Como um dos objetivos foi justamente revelar a importância do Grêmio Estudantil, resgatar a identidade dele com os jovens, principalmente as lideranças, e incentivar tanto a criação como a participação, o resultado também foi produtivo.  “Foi importante também rever a história do Grêmio Estudantil. Na minha escola não tem, mas fiquei entusiasmada com isso. Só acho que a pessoa não pode ser forçada a ajudar, pois quando ela quer e gosta, ela ajuda de qualquer maneira”, completou a aluna da 8ª série.

Entre as atrações, os participantes acompanharam palestras sobre protagonismo juvenil, com Bruno Garcias, da Secretaria Estadual da Educação (Seduc); e Juventude e Cidadania, com integrantes do pacto pelo Rio Grande/Pró-Uni/RS. Os participantes, após o almoço, assistiram a apresentação da peça teatral “O Enigma das Caixas”, com os estudantes da Escola Estadual Vidal de Negreiros, de Estrela. Adolescer/desabrochar e pastoral da juventude foram outros temas tratados. 


Leia Também

Cultura, solidariedade e emoção marcam Natal Solidário Languiru

14/12/2018

Evento natalino, em sua 2ª edição, será no dia 21 de dezembro

Eleitas equipes diretivas das escolas estaduais

07/12/2018

Colinas, Estrela e Imigrante conhecem novos comandos


OAB faz eleição para diretoria

23/11/2018

Estrela tem chapa única chamada OAB Unida

Violência não reduzirá, diz pesquisa

23/11/2018

Opinião foi compartilhada por maioria dos entrevistados. La Salle ouviu moradores de Estrela, Lajeado e Teutônia