Estrela

16ª CRS se muda em março para Estrela

Próxima etapa é definir empresa que vai executar projeto de engenharia

22/11/2019 - Estrela

Créditos da matéria: Ana Caroline Kautzmann

Ederson e secretário Henrique Lagemann na sala da 16ª

Com recursos garantidos do Fundo Estadual de Saúde (FES) para reforma da nova sede da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), o órgão tem previsão para vir definitivamente a Estrela. A intenção do novo coordenador adjunto, Ederson da Rocha, é que a mudança ocorra até março do próximo ano. Na etapa atual, uma equipe de limpeza da Prefeitura de Estrela realiza uma última intervenção no local para a retirada de documentos e mobiliários das secretarias que funcionavam no prédio. 

Projeto pronto

Rocha afirma que um processo de tomada de preços está sendo realizado pela Secretaria da Saúde do Estado, que irá definir a empresa responsável pela execução do projeto de engenharia, próxima etapa a ser realizada. “Já temos um projeto pronto, que leva em consideração diversas normas a serem seguidas para adequar esse prédio que vai abrigar a coordenadoria”, diz.

O processo deve ser rápido, pois o recurso para a adequação do prédio, oriundo do FES, já está garantido e deve ser empenhado até o fim de 2019. “Em dezembro já estaremos em obras. Diariamente recebemos mais de 200 pessoas de todos os municípios do Vale, buscando remédios, realizando reuniões. A coordenadoria atua em diversas frentes, fiscaliza hospitais, postos de saúde, por isso temos tanto movimento e isso tudo se reportará a Estrela. Isso é bom para o município”, salienta. 

Primeira meta

Rocha iniciou como coordenador na semana passada e diz que recebeu da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, a meta de concretizar a vinda da coordenadoria para Estrela. “Não podemos perder essa oportunidade de instalar a 16ª CRS em um local melhor, com melhor acesso e estrutura em um prédio mais amplo”, afirma. Cerca de 60 servidores atuam no órgão. 

Novo coordenador 

Ederson da Rocha é graduado em Jornalismo e possui MBA em Gestão Hospitalar. Já atuou como assessor de imprensa em diversas prefeituras e também no gabinete de deputados estaduais, como no de Dirceu Franciscon, onde também era responsável por assuntos ligados à área da saúde. Nestas experiências, Rocha visitou quase todos os hospitais filantrópicos do Estado.

Relembre

A vinda da 16º CRS para Estrela foi confirmada em 2017. Desde então, diversas ações foram realizadas. Em abril deste ano, em encontro com a secretária estadual da Saúde Arita Bergmann, o prefeito Rafael Mallmann realizou a entrega simbólica da chave do prédio da antiga Polar, com área de 1.664, que abrigará a sede da 16ª CRS.

O local foi cedido pelo município ao Estado por um período de dez anos e em abril, a vinda do núcleo para Estrela dependia de verbas para a adequação e reformas do espaço.


Leia Também

Gincana de Natal terá entrega da premiação nesta terça-feira

09/12/2019

Iniciativa conta com a participação de equipes representando sete escolas da rede municipal de Estrela

Passeio Ciclístico de Natal: últimos detalhes são acertados

09/12/2019

Quinta edição do evento está agendada para esta quarta-feira. Inscrições são gratuitas


Diversão e solidariedade marcam festa do Gracie em Estrela

06/12/2019

Programação na sede da Ambi contou com baile, apresentações e fim da gincana solidária

Casos de urgência são minoria

06/12/2019

Pronto-socorro busca soluções para demora no atendimento e destaca importância de um serviço de pronto atendimento