Polícia

Referência no Vale

17/05/2013 - Polícia

CRE/ Rodrigo Angeli

Estrela é sede da Associação dos Municípios

 

Desde 2010 a sede da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) localiza-se em Estrela. A entidade recebeu, do município, a concessão de um espaço no antigo prédio da Polar, na Rua Pinheiro Machado. Com isso, segundo o atual presidente, prefeito Edegar Cerbaro (PP), foi possível melhorar a estrutura da associação, visando a prestação de serviços mais qualificados aos 40 municípios filiados. “Nossa associação tem mais de 50 anos e não tinha uma sede onde pudesse receber os prefeitos e secretários da região”, assinala Cerbaro. O local, que dispõe de auditório e salas de apoio, tem se transformado em referência para as entidades ligadas diretamente às prefeituras, como as associações de secretários de Educação, da Assistência Social, Cultura e outras, que já realizaram encontros na Amvat. “Hoje os municípios têm esta referência”, acrescenta o presidente.  

 

Cerbaro, que dirige a entidade até o final do ano, conforme acordo firmado pelos prefeitos, tem como uma de suas metas a discussão de temas que venham contribuir com as administrações municipais. Em abril, por exemplo, a Amvat realizou um seminário para prefeitos e secretários. Durante um dia de programação foram discutidos assuntos relevantes para os municípios, como a judicialização da saúde, debatida por promotores de Justiça e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS). Na próxima segunda-feira, em assembleia que ocorre em Estrela, serão fornecidas orientações sobre Defesa Civil aos prefeitos e coordenadores municipais que devem participar do encontro. 

 

 

Estrela, casa  da educação

 

Estrela também é referência, ou sede, de outras importantes instituições e órgãos regionais, nacionais. Exemplo destaque é a 3ª Coordenadoria Regional de Educação (3ª CRE). Criada como 3ª Delegacia Regional de Ensino, pelo Decreto 7641 de 28 de dezembro de 1938, com sede em Taquari, se transferiu para Estrela em 1943, de onde não saiu mais.  

 

Hoje, situada na Rua Coronel Müssnich, 773, atende a 32 municípios, 90 escolas, 2.274 professores. Destes, 1.515 em regência de classe, 599 funcionários e mais de 27 mil alunos. Tem como coordenadora adjunta Denise Goulart, e coordenadora geral Marisa Bastos. “Desejamos ao município e munícipes o progresso constante, buscando sempre o bem-estar de todos”, diz Marisa Bastos.

 

 

Base estadual

 

A diversificação econômica de Estrela é referência nacional. E a suinocultura também tem papel de destaque. A evolução do ramo no país atinge a cadeia produtiva como um todo, da genética à gestão de negócios, passando, é claro, pela nutrição, instalação, sanidade, manejo e práticas ambientais corretas. Envolve, indistintamente, criadores, indústrias, distribuidores e, até mesmo, consumidores. E Estrela está neste caminho, também como sede da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), fundada em 1972, no município. Aliada ao trabalho da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), busca o melhoramento genético do rebanho e já conquistou uma série de benefícios ao seu quadro de associados, como a qualificação técnica. Tem hoje também, como ponto alto, a coordenação da exposição de suínos na Expointer, em Esteio. 

 

Atualmente, com sede na Rua Dinarte Vasconcelos, Bairro dos Estados, a ACSURS é presidida por Valdecir Luis Folador, que em março foi reeleito para a sua quinta gestão, que se estende até 2015. Ao total, serão dez anos junto à associação. Antes, foram presidentes da ACSURS Hédio Scherer (1972 a 1976), José Adão Braun (1977 a 1982 e 1989 a 1998), Werner Meincke (1983 a 1988) e Gilberto Moacir da Silva (1999 a 2004).

 

 

Segurança no foco 

 

Outro ponto vital para o bem estar de toda uma população: a segurança. Estrela hoje é a sede do 40º Batalhão de Brigada Militar. Responsável por 11 municípios (Alem de Estrela, Teutônia, Taquari, Colinas, Imigrante, Westfália, Poço das Antas, Paverama, Fazenda Vilanova e Bom Retiro do Sul), o Batalhão que tem como responsável o major César Augusto Pereira da Silva tem hoje um efetivo total de 300 brigadianos, responsável pela ordem e segurança de uma população estimada em 140 mil pessoas. Estrela tambem tem sua seção do Corpo de Bombeiros.

 

 

Demais serviços regionais

 

Entre outros, Estrela também é a casa do Cartório Eleitoral da 21ª Zona, localizado na Rua Dr. Tostes, esquina com a Rua Tiradentes. Hoje são 2.335 eleitores de Colinas, 3.407 de Fazenda Vilanova, 9.651 de Bom Retiro do Sul e 24.488 de Estrela, num total de 39.875 eleitores que votam em 132 seções em 67 pontos de votação. O chefe de Cartório é José Beraldin e a juíza Traudeli Iung. O município ainda é sede de uma subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), presidida por Daniel Horn, que também responde por Teutônia, Bom Retiro do Sul, Fazenda Vilanova e Imigrante.


Leia Também

Patram realiza fiscalização e apreende materiais de pesca

18/03/2019

Fiscalização foi feita da eclusa de Bom Retiro do Sul até o Arroio Taquari Mirim

Juliano Stobbe à frente da PC

14/03/2019

Delegado é o novo titular da delegacia de Estrela


Morador de Estrela sofre tentativa de golpe do bilhete

14/03/2019

Fato ocorreu na manhã de segunda-feira, dia 11

Homem é preso por tráfico, em Estrela

12/03/2019

Suspeito possui antecedentes por posse de entorpecentes e tráfico