Polícia

Referência nacional

17/05/2013 - Polícia

Terra de ótima cerveja

 

A ligação de Estrela com o mundo das cervejas é histórico. Basta ver ou relembrar a passagem da Polar pelo município. A indústria, que foi o grande norte da economia estrelense por décadas, gerando empregos e milhões em receita, já é coisa do passado. Mas a ligação dos estrelenses com a bebida inventada casualmente por alguns povos, cerca de dez mil anos antes de Cristo, segue no presente, e tem grande potencial.

 

Não são poucos os estrelenses que se arriscam, de forma amadora, a produzirem artesanalmente o processo de fermentação de cevada. Mas outros viram neste contexto uma chance de negócio e uma oportunidade de seguir levando o nome do município para as geladeiras e freezers de todos os gaúchos e brasileiros. 

 

A Prost Bier, que surgiu em 2006 é um exemplo. “Viajava muito pela Europa e via o incrível apreço pela bebida e grande número de novas cervejarias surgindo. Como tudo o que ocorre na Europa geralmente chega ao Brasil dez anos depois, me antecipei. Foi bom poder ajudar a resgatar a historia da cervejaria em Estrela”, diz Samir Barghouti, diretor. 

 

Hoje, a Prost Bier conta com três linhas: Pilsen, Trigo e Bock, com receitas exclusivas elaboradas por um mestre alemão, que permaneceu na fábrica por alguns anos, e de um cervejeiro próprio, Denis Stivien, que segue com a equipe. É produzida sem qualquer tipo de conservante e estabilizante, com malte e lúpulo provenientes da Alemanha e da República Tcheca. São cinco tanques de cinco mil litros e produção média de 12,5 mil litros por mês.  

 

Um dos grandes diferenciais da marca, de acordo com os proprietários, foi ter resgatado as garrafas de porcelana tipicamente teutônicas. “Ela oportuniza que seja comprada a garrafa, e depois feito o refil. O líquido fica sempre fresco e como ela é impermeável à luz, demora mais tempo para esquentar, e chope bom é o gelado”, diz. 

 

Outra novidade é a cerveja em garrafas de espumante. “Fazer com que este produto atenda principalmente as mulheres, que tem um estilo mais charmoso. Neste caso, produto bom também é aquele que  tem boa apresentação”, destaca Barghouti, ao lembrar-se da linha de embalagens com modelos 1L, 2L, 750ml, 600ml, 355ml long neck, além da linha chope em 5L, 10L, 15L, 30L e 50L. “Não é necessário abrir um barril de 20, 30 litros se quer consumir apenas dois. Dar opções é importante”, diz.  “Estamos levando com destaque o nome de Estrela para todo o Estado e país, pois a cerveja é um produto muito popular, comentado, e quando é bom, fascina”, completa.


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