Esportes

Atletismo

15/09/2012 - Esportes

Com a conquista, Júlia (e) irá representar o Brasil no Sul-Americano Escolar / Crédito: Divulgação

Jogos Escolares do Brasil:
Julia traz prata e vaga no Sul-Americano

 

Centenas de alunos de todo o país estiveram, na última semana, em Poços de Caldas. Mas não com as tradicionais excursões para se conhecer a famosa estância hidromineral mineira, e sim para a disputa da Olimpíada Escolar Brasileira. Entre os jovens atletas dos 12 aos 14 anos (atletas dos 15 aos 17 disputara a etapa em Cuiabá) estava a estrelense Julia Eidelwein (14). Pois a estudante do Colégio Evangélico Alberto Torres fez bonito. Conquistou uma das quatro medalhas do RS na competição. A dela foi a prata na modalidade do pentatlo (80 metros com barreiras, salto em altura, arremesso de peso, salto em distância e 800 metros). O ouro não veio por detalhes, mas na bagagem de volta estava a vaga para os XVIII Jogos Sul-Americanos Escolares, ainda este ano.

 


Atleta da equipe Aava/Ceat/Construtora Diamond, Julia integrou pela segunda vez a delegação gaúcha de atletismo que competiu no maior evento escolar do país. No ano passado, em João Pessoa-PB, havia sido a 6ª colocada. “Adorei. Foi ótimo conhecer pessoas de todo o país, sotaques, culturas”, relata a medalhista. E diz onde o ouro escapou. “A pista lá não era sintética, e sim de saibro. Na prova do salto em altura resvalei e perdi pontos importantes. Mas foi por pouco”, atesta.    
Em dezembro, mais uma vez em João Pessoa, Julia disputará o Sul-Americano. Fato inédito para um atleta do atletismo do Vale do Taquari. Diego Konrad, técnico da Associação de Atletismo dois Vales (Aava) que acompanhou Julia em Minas, ressalta a conquista. “Foi uma competição de alto nível envolvendo todo o País, o que enaltece ainda mais a conquista da nossa atleta. E será a única atleta da região dos Vales a participar da competição.” Marciano Rodrigues Vieira, de  Fazenda Vilanova, levou o bronze nos 250 metros, mas ficou sem a vaga no Sul-Americano. Daniela Stimamiglio, Fernanda Hollmann e William Mocellin, de Teutônia, não subiram ao pódio. Todos representavam seus colégios, mas igualmente a Associação de Atletismo dos Vales (Aava).

 


A Olimpíada Escolar é a maior competição escolar do país e organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).  Está tendo a disputa de 13 modalidades: atletismo (e suas submodalidades), badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei. No vôlei, o Colégio Martin Luther representa o RS na disputa, que acaba domingo. Como é a a primeira vez, disputa a 3ª Divisão. Acompanhe tudo pelos sites www.jemg.mg.gov.br e www.olimpiadasescolares.com.br


Leia Também

Estrela sediará torneio de basquete em rodas

18/11/2019

Circuito Gaúcho terá sua etapa de premiação no próximo dia 7 de dezembro, com a presença de equipes que disputaram o estadual

Últimos lances da primeira fase na Soges

14/11/2019

Rodada vai apontar último classificado da Terceirona e, assim como na Segunda Divisão, serão definidos os mata-matas


Reta final aponta mata-mata na Soges

08/11/2019

Últimas jornadas serão disputadas nos dias 9 e 16, quando classificados e confrontos eliminatórios serão estabelecidos

ABI vence Estadual de bolão

31/10/2019

Equipe conquistou taça na Melhor Idade Masculino