País

Colinas

03/05/2013 - País

Festa para receber o utilitário que será usado para agricultura familiar/ Tiago Bald / divulgação

Ministério da Agricultura entrega Kombi à Prefeitura

 

O delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Rio Grande do Sul, Marcos Regelin, esteve no município para realizar a entrega oficial de um veículo Kombi, zero quilômetro, para a comunidade colinense. O utilitário, do tipo furgão, equipado com sistema de refrigeração interna, acoplado ao motor, poderá ser utilizado por todos os produtores envolvidos na agricultura familiar, no município. Além da Kombi, foram entregues cinco balanças, quinze mesas com quatro cadeiras e um guarda-sol em cada e um deles e um toldo de lona vinílica, num total de cerca de R$ 80 mil em recursos.

 

A articulação para a elaboração do projeto que resultou na obtenção do veículo e dos equipamentos teve início ainda no ano de 2009. Na época, com o apoio da Emater/RS-Ascar, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e do Conselho de Desenvolvimento Rural, grupos de feirantes, de agricultores familiares que trabalham com a alimentação escolar, de artesãos, da Associação de Mulheres Colinenses (AMC) e outros se organizaram para encaminhar a reivindicação. “É um processo que demora, mas quando vemos o resultado, nos animamos para seguir trabalhando”, comemorou a presidente da Câmara dos Vereadores de Colinas, Marli Stiegemeier.

 

 

Recursos

 

O prefeito Gilberto Keller ressalta a possibilidade de obter máquinas e equipamentos com recursos estaduais e federais. “Muitas vezes a comunidade nos pede, e nem sempre conseguimos atender as reivindicações.”. A Kombi possibilitará a ampliação do transporte de verduras e frutas, em melhores condições de temperatura e higiene, beneficiando não apenas os produtores, mas a comunidade também. “Ações como essa podem até parecer pequenas num universo de grandes investimentos, mas com certeza são significativas para que o produtor continue no campo. Nunca se viveu um momento tão positivo para a agricultura familiar”, avaliou.

 

No ato de entrega das chaves, o delegado do MDA Marcos Regelin também mostrou satisfação. Para ele é importante ver o agricultor gestionando suas próprias demandas, participando da agricultura do município, levando a sério o tema. “Sabemos que o dinheiro nunca será o suficiente, mas a intenção sempre será a de atender e contemplar a maior quantidade de produtores possíveis”, afirmou. Regelin chegou a lembrar a sua época de produtor rural em seu discurso. “Trabalhei durante 22 anos em feiras de hortigranjeiros, pegando chuva, sol, frio e calor. Também sei o que representa poder qualificar a nossa produção”, enfatizou.


Leia Também

Pediatras pedem uso racional de exames por imagens em crianças

11/10/2018

A proposta é estimular o uso racional das ferramentas

IDH do Brasil tem leve variação e país mantém 79ª posição no ranking

14/09/2018

Aumento na renda faz IDH do Brasil subir 0,001 ponto e chegar a 0,759


Jair Bolsonaro passa por cirurgia após receber facada

06/09/2018

Médicos descartaram lesão no fígado, mas intestino foi atingindo

Bolsonaro leva facada durante ato de campanha em Minas Gerais

06/09/2018

Candidato foi encaminhada para atendimento hospitalar