Estrela

5º Encontro Regional de Oficinas Terapêuticas abre programação

Evento em Estrela conta com mais de 150 profissionais de 32 municípios que desenvolvem os trabalhos na área de Saúde Mental

10/10/2017 - Estrela

Foi aberto, na manhã desta terça-feira (10), o 5º Encontro Regional de Oficinas Terapêuticas, promovido pelo Governo de Estrela, através da Secretaria da Saúde, e pelo Fórum Regional de Saúde Mental, da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde. O evento, realizado justamente no Dia Mundial da Saúde Mental, conta com a participação de mais de 150 profissionais envolvidos direta e indiretamente nas oficinas terapêuticas e Centros de Atendimento Psicossocial (Caps) de 32 municípios. A programação, que ocorre na sede social da Sociedade Ginástica (Soges), localizada na Rua Tiradentes, 318, Centro, em Estrela, segue à tarde.

 

O encontro é destinado aos profissionais de oficinas terapêuticas da Atenção Básica e dos Caps do Vale do Taquari. Conta com a presença de psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, oficineiros e outros. Estrela marca presença com os profissionais que coordenam as oficinas terapêuticas do ESF Imigrantes, Moinhos e do Caps e equipes de apoio da Secretaria Municipal. Após um café de recepção, os participantes conferiram uma apresentação do Coral do Caps de Estrela, que é também uma oficina terapêutica que há mais de dez anos exerce seu trabalho de socialização e aprendizado.

 

Em seguida, foi realizada a abertura oficial, que contou com a presença do secretário municipal da Saúde de Estrela, Elmar Schneider; o coordenador da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, Ramon Zuchetti; o presidente da Câmara de Vereadores de Estrela, Ernani de Castro; a coordenadora regional da Saúde Mental, Ariane Jaques Arenhardt. Também a enfermeira Leandra Baldissarelli, coordenadora da Atenção Básica de Estrela; a psicóloga Mariana Mazzarino, coordenadora da Saúde Mental de Estrela; a enfermeira Rosana da Rosa Benovit, Coordenadora do Caps. Ainda a enfermeira Edineia Felsmann, representando a Coordenação das Oficinas Terapêuticas; e Ivanete Longhi, representante das oficineiras da região. "Diante de tantos acontecimentos trágicos nos últimos dias, que este evento sirva para valorizarmos ainda mais a vida", pediu o secretário Schneider.

 

 "Arteterapia: a criatividade como fonte de saúde e novas possibilidades de vida" foi o tema da primeira palestra do dia, ministrada pela terapeuta ocupacional Ana Cristina Nunes, do Caps de Tramandaí.  Para Angelice Graff, psicóloga das oficinas terapêuticas desenvolvidas em Bom Retiro do Sul, trata-se uma excelente oportunidade para a troca de experiências entre profissionais que desenvolvem este trabalho. "E as oficinas terapêuticas são um dos mais importantes trabalhos que temos nesta área. Desenvolve de maneira muito eficiente a socialização, o desenvolvimento de habilidades, o aprendizado e o gosto por técnicas diversas, do artesanato ao teatro, e também na melhora dos sintomas", explica.

Mandalas

Após a pausa para o almoço, os trabalhos serão retomados às 13h, quando haverá vivência com mandalas, com a confecção de mandalas coletivas pelos participantes, divididos em 16 grupos. Serão facilitadores o arquiteto, escritor e instrutor de meditação Jeferson Queiroz e a terapeuta holística, mestre em reiki e proprietária do TAO - Terapias Integradas, Rúbia Meinertz.


Leia Também

Divulgadas as fotos vencedoras do VII Concurso de Fotografias de Imigrante

20/10/2017

vencedoras do VII Concurso de Fotografias que teve como tema "A Terra dos Imigrantes"

Estudantes apresentam suas reivindicações

20/10/2017

Projeto possibilitou que vereadores mirins falassem sobre suas comunidades e apontassem carências e necessidades


Porto de Estrela será municipalizado

20/10/2017

Em reunião em Brasília, Executivo garantiu reclassificação da área. Prefeitura poderá fazer parcerias público-privadas para investir

Cooperar para um futuro melhor

20/10/2017

Programa envolve 55 alunos de cinco escolas de Estrela e objetiva atender necessidades do coletivo