Estado

Para acordar o cais

18/10/2013 - Estado

Nível do rio está “garantido” para navegabilidade, só faltam as embarcações/ Frederico Sehn

Empresa de logística demonstra interesse pelo Porto de Estrela



A Tecon de Rio Grande está de olho no Porto de Estrela. A informação é confirmada pela empresa e pelo chefe do Executivo, Rafael Mallmann, que acredita ter encontrado o parceiro para fazer o porto funcionar. A empresa estuda instalar um terminal para embarque e desembarque de contêineres junto ao porto. Já a estatal que administra o modal confirma que o problema da falta de calado no rio será resolvida até o fim do ano, com a chegada de uma terceira draga para o desassoreamento do canal. 


A direção da Tecon de Rio Grande confirmou nesta semana que tem interesse em investir no Vale do Taquari. O projeto da empresa de logística é encurtar o caminho ao Porto de Rio Grande pelas águas do Taquari que margeiam Estrela. “Isso vem exatamente ao encontro do que nós desejamos para o porto: ter a iniciativa privada, movimentando o espaço”, diz o prefeito de Estrela, Rafael Mallmann. De acordo com ele, o contato pela direção Tecon já foi realizado com o município. “Não vamos medir esforços para atraí-los para cá”, reforça.


Em entrevista, o diretor-presidente da Tecon, Paulo Bertinetti explica que o modal hidroviário de Estrela interessa aos investimentos, assim como o terminal Santa Clara, localizado junto ao Polo Petroquímico de Triunfo. Contudo, por uma rota diferente. O canal de Triunfo é ligado ao Rio Jacuí. Na próxima semana, a Tecon deve se manifestar. A projeção é que depois de escolhido o espaço, a partir de janeiro de 2014, o terminal seja instalado. 



Força na dragagem


O superintendente da Administração das Hidrovias do Sul (AHSul), José Luiz Fay de Azambuja, afirma que um contrato firmado em setembro passado trará mais uma draga para Estrela. O porto mantém o convênio para a dragagem do canal e possui um equipamento próprio. “Será a terceira draga que vai garantir a qualidade da navegação pelo rio”, avalia. Segundo ele, para escoar os grãos da próxima safra, o Porto de Estrela estará 100%. “Já passou o período crítico, onde ocorrem as enchentes. Para a manutenção, sem eventos naturais extraordinários, temos condições de oferecer navegabilidade”, conclui.


Leia Também

Mudança retira a possibilidade de parcelamentos no IPVA

04/11/2019

Mudanças foram anunciadas nesta segunda-feira

Começa nesta semana pagamento de R$ 500 por conta do FGTS

09/09/2019

Cerca de 33 milhões de trabalhadores receberão o crédito automático na conta poupança


Inscrições para o 1º concurso de Aplicativos e Games das escolas estaduais terminam no dia 12

02/07/2019

Premiação inclui valor em dinheiro, medalhas e uma viagem

Receita Estadual intensifica em todo o Estado operações contra inadimplência do IPVA

03/06/2019

Depois de 60 dias em atraso, ocorre a inscrição em dívida ativa, quando há acréscimo de 5% sobre o valor do tributo não pago.