Estrela

50 anos construindo o seu Nova Geração

12/01/2016 - Estrela

13 de janeiro de 1966. Esta é a data mais importante para o Jornal Nova Geração. Dia em que cinco jovens de Estrela se uniram e fundaram o jornal. Uma semana depois, dia 20 de janeiro, em cinco páginas de papel ofício, sem imagens, e com letras mimiografadas, como permitia a época, rodou o primeiro exemplar.

O Nova Geração foi fundado pelos integrantes da Juventude Estrelense, João B. de Queiroz, Adonis A. Fauth, Astror Hauschild, Rosemarie Neurerer e Euds Furtado. Mas o que não poderiam imaginar é que aquele jornal de jovens da cidade criado para dar audiência aos eventos de Estrela hoje seria o jornal mais antigo, em atividade, do Vale do Taquari.

Quando completou um ano, dois meses e duas semanas, na edição 63, passou a ser impresso por tipografia. Era escrito até a quarta-feira, encaminhado para Porto Alegre para ser montado, e em seguida retornava para a gráfica Paladino, em Estrela, que imprimia as peças para o jornal rodar no sábado.

No primeiro editorial, os fundadores avisam que a intenção inicial era fazer um jornal de balcão, mas em função da procura por exemplares, se teve a ideia de expandir a arte de noticiar e entregar um exemplar por semana para os assinantes. A proposta era dar “vida à Estrela” e mostrar o que ocorre na cidade.

Depois de 50 anos essa proposta segue, porém mais moderna. O jornal ainda é distribuído uma vez por semana, nas sextas-feiras. Agora, com capa e contracapa, imagens pelo jornal, páginas internas que intercalam a cor e o preto e branco e com cinco vezes mais números de páginas por semana.

Circula no município de Estrela (bairros e em todos os distritos, com forte circulação no interior), com uma tiragem de mil exemplares semanais. O NG tem o foco centrado predominantemente na comunidade de Estrela. Tem credibilidade com os leitores, uma vez que o jornal é feito por pessoas ligadas à comunidade.

Desde março de 2015 pertence aos jornalistas Carine Isabel Schwingel e Jean Hinterholz e é impresso pelo Grupo RBS. Os colunistas que fazem parte da equipe são Luis Carlos Freitag (Luca), Adriano Mazzarino, João Mallmann, dr. Pablo Tatim, e Renato Zanella.

Conforme os diretores, Carine e Jean, desde março quando assumiram, estão revigorando e renovando a tradição do jornal. “O jornal é de pessoas daqui, para pessoas daqui e agora a gestão também é local. Escrevemos aquilo que conhecemos bem”, frisam.

A intenção da dupla é transformar o jornal em uma revista semanal em que a comunidade de Estrela seja a protagonista da história. Para 2016, estão programadas muitas atrações para os assinantes, que ainda são “surpresa”.

Uma das novidades são as editorias específicas – como saúde, construção, polícia, entre outros – com conteúdo e profissionais locais, que foram implementadas em dezembro e devem ser aprimoradas ao longo do ano com qualidade e conteúdo.

 

Revista: um presente ao assinante

Em comemoração ao aniversário, será distribuída a partir desta sexta-feira a Revista: Anuário de Estrela (encartada nesta edição) com 56 páginas de reportagens locais. Serão distribuídos 2,5 mil exemplares em Estrela e região. Todos os assinantes receberão um exemplar encartado no jornal e ainda haverá venda nas bancas por R$ 4,90 o exemplar. Escolas e locais públicas também terão o material para pesquisa.

Conforme a diretora Carine, a revista é um presente de aniversário do jornal para os seus assinantes. O exemplar é a primeira edição de outras anuais que estão programadas. O material é pioneiro na cidade e traz reportagens estatísticas de como foi o ano em Estrela e algumas projeções para 2016. Servirá, também, para material de consulta e pesquisa e será usado com fonte histórica da cidade. O jornalista Jean lembra que poderá ser colecionado pelos amantes de história.

 

Outros eventos do NG

Além da Revista comemorativa, o jornal está programando outros eventos para a comunidade ao longo do ano. Eles ainda não foram divulgados, pois estão em tratativas, mas os diretores adiantam que pretendem reavivar eventos tradicionais feitos no passado pelos fundadores do NG.


Leia Também

ALFAB&LETRAR realiza ações em escolas

19/09/2019

Projeto da Univates atua em duas escolas de Estrela

Desfile encerra festejos em Estrela

19/09/2019

Programações alusivas à Festa dos Gaúchos incluem apresentações artísticas e almoço com o tradicional costelão


Alunos do IEEEM protestam contra corte de árvores

19/09/2019

Fato ocorreu na Rua Mathias Ruschel Sobrinho, ao lado do IEEEM

Apenas 14,9% das vagas de emprego foram preenchidas

19/09/2019

De janeiro a junho, apenas 60 vagas, das 401 oferecidas, foram preenchidas