Vale do Taquari

Educação

14/12/2012 - Vale do Taquari

Alunos envolvidos nos projetos desenvolvidos pela professora Lisia (d) / fotos divulgação

Professora da Delfina recebe distinção pela segunda vez

 

Foi realizada na última semana a entrega do Prêmio Agrinho 2012 - Meio Ambiente, uma promoção conjunta do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e Banco do Brasil, com apoio local do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Prefeitura de Estrela. A contemplada foi a professora Lisia Maria Fell Plenz, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Jorge Schmidt, do Distrito de Delfina. O Prêmio Agrinho, que está na sua 10ª edição, reconhece trabalhos que fomentam a importância do meio rural e busca levar aos professores, crianças e jovens uma forma alternativa de trabalhar, junto às disciplinas escolares, o contexto para a prática de ações cidadãs por meio de temas sugeridos. A atividade acontece através das aventuras do menino “Agrinho e sua turma”, em revistas distribuídas de forma gratuita. 

 

A professora Lisia Maria Fell Plenz (47) tirou o 2º lugar no Projeto Pedagógico, do qual participaram 32 mil professores de 2,5 mil escolas de 496 municípios do Rio Grande do Sul – 68 da Região dos Vales, com sete mil projetos (entre textos, desenhos e experiências pedagógicas de alunos e professores da educação básica ao ensino fundamental) sobre o tema “Meio Ambiente”. Lisia não se restringiu a apenas uma atividade. Trabalhou a questão do recolhimento de lixo nas redondezas da escola e a posterior reciclagem; a confecção e decoração de sacolas de pano em substituição às sacolas plásticas; a distribuição de mudas de árvores como também a criação de um canteiro na escola e a produção de sabão a partir do óleo de cozinha, entre outras atividades. “Pude este ano diversificar as atividades e trabalhar elas de forma mais prática junto aos alunos”, destacou a professora que há 22 anos leciona na escola, onde também estudou e onde pretende encerrar a carreira. “Sou daqui da Delfina. Me criei, estudei e sempre trabalhei aqui. Tento passar isso, como a importância do meio rural, aos alunos que também são daqui. Já consegui isso com meu filho, que está fazendo um curso técnico em agropecuária”, destaca ela, orgulhosa.        

 

2013

 

Lisia Plenz recebeu como prêmio uma TV Led 32 polegadas. Prestigiaram a premiação Ricardo Lopes Almeida do Senar, Liane Klein do Sebrae, Celso Ludwig, gerente do Banco do Brasil, Lécio Gregory e Delésia Lenhard, ambos do STR, Bárbara Schmitt, diretora da Escola e a secretária municipal da educação, Juliana Wagner de Moraes. O presidente do STR, Lécio Gregory elogiou o trabalho da professora Lisia e enalteceu a participação dos alunos no trabalho que foi escolhido como o segundo melhor do projeto. A diretora Bárbara Schmitt mostrou-se muito satisfeita e orgulhosa, pois em dois anos é a segunda vez que escola recebe um prêmio do Projeto Agrinho. No ano passado a contemplada também foi Lisia, com o tema sobre “Alimentação”. A professora já faz planos para 2013. “Me sinto mais segura, envolvi mais gente. Quero seguir assim. Mas é preciso antes saber qual será o tema”, avisa. 

 

 


Leia Também

Cultura, solidariedade e emoção marcam Natal Solidário Languiru

14/12/2018

Evento natalino, em sua 2ª edição, será no dia 21 de dezembro

Eleitas equipes diretivas das escolas estaduais

07/12/2018

Colinas, Estrela e Imigrante conhecem novos comandos


OAB faz eleição para diretoria

23/11/2018

Estrela tem chapa única chamada OAB Unida

Violência não reduzirá, diz pesquisa

23/11/2018

Opinião foi compartilhada por maioria dos entrevistados. La Salle ouviu moradores de Estrela, Lajeado e Teutônia