Estrela

Avat

22/06/2012 - Estrela

Quase uma centena de vereadores e assessores legislativos da região participaram, no último sábado, da reunião da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat), realizada no Parque João Batista Marchese, em Encantado. Dirigido pelo presidente da entidade, vereador Eldo Dickel (PP), de Paverama, o encontro abordou temas como a comunicação, o novo Código Florestal brasileiro e os royalties do patróleo.
A primeira palestra foi do jornalista e colunista Adriano Mazzarino, que falou sobre a comunicação como ferramenta de mandato, na qual destacou a importância e estratégias de comunicação para os políticos.
As mudanças no Código Florestal brasileiro foram abordadas pelo deputado estadual Edson Brum (PMDB), membro titular da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa. O Código foi aprovado recentemente na Câmara Federal, mas recebeu alguns vetos da presidente Dilma Rousseff (PT) e o ajuste de artigos através da edição de Medida Provisória. Edson Brum, que liderou o debate em torno do tema no Estado, disse que é possível plantar preservando o meio ambiente. Segundo ele, as alterações feitas na proposta vão permitir a continuidade da produção. “O que defendo é sustentabilidade, mantendo a produção de alimentos e a preservação ambiental”, enfatizou.
Também palestrou aos vereadores e assessores o deputado federal Alceu Moreira (PMDB), que preside na Câmara a Frente Parlamentar em Defesa dos Royalties do Petróleo. O peemedebista frisou que a Frente negocia uma distribuição justa dos royalties entre todos os estados brasileiros e classificou de “uma injustiça vergonhosa” a concentração dos recursos no Rio de Janeiro.  “O petróleo produzido em alto mar é da União, é de todos”, acrescentou Moreira. A Frente Parlamentar, segundo o deputado, tem um projeto a respeito, no qual estabelece um período de transição, no qual o Rio de Janeiro continuaria recebendo os valores. Ele aconselhou os vereadores a trabalharem esta questão junto à Bancada Gaúcha no Congresso porque, se o cenário for modificado, os estados e municípios terão mais autonomia para investir em áreas essenciais para o seu desenvolvimento.
O encontro da Associação dos Vereadores fez parte da programação oficial da 11ª Suinofest. A abertura oficial contou também com a presença do vice-prefeito de Encantado, José Calvi, do presidente da Câmara do município, Eldo Orlandini (PMDB), e do presidente da Associação Comercial e Industrial, Júlio Medeiros.


Leia Também

Em uma semana, casos triplicam em Estrela

08/05/2020

No Vale do Taquari, restrições do comércio foram mantidas

Brasilata: quase 40 anos em Estrela

08/05/2020

Instalada no Bairro dos Estados, com localização estratégica próxima à BR-386, a indústria figura entre as maiores empresas do município


Uma relíquia do Estados

08/05/2020

Luis Fernando Schneider foi vereador e radialista e, em casa, guarda histórias e coleções que o orgulham

Mães solo!

08/05/2020

No dia delas, a história de duas jovens que destacam os desafios e recompensas de serem mães