Esportes

Projeto

27/07/2012 - Esportes

Um reforço de peso na parceria

 

Os benefícios do Programa Segundo Tempo/Navegar (PST/N) para com filhos e alunos, muitos pais e professores de todo o país já conhecem desde seu lançamento, em 2001. Da sua arrancada aos dias de hoje, o programa criado pelo iatista Lars Grael tem em Estrela um dos núcleos. Contratempos políticos ao longo dos anos levaram o Governo Federal a diminuir o investimento e não renovar as parcerias ao final dos contratos em 2006. A boa notícia é que mesmo com o rompimento do convênio, ele nunca deixou de funcionar no núcleo de Estrela, graças a um empenho da Prefeitura local, através Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel). A notícia melhorou nos últimos meses com o edital para a retomada da parceria federal. Pois Estrela se agilizou, trabalhou e é uma das contempladas. Agora, na próxima terça-feira, a nova união com o Ministério do Esporte será outra vez oficializada. E Estrela será o primeiro núcleo do país neste novo momento.  O convênio terá a duração de 18 meses.

 

A equipe estrelense que já trabalhava na execução do projeto, cuida agora dos últimos detalhes para receber a Ordem de Início do Ministério do Esporte e, então, iniciar as atividades com as crianças e jovens. Serão cem beneficiados, entre 11 e 16 anos, da rede pública de ensino, no contraturno escolar. Serão divididos em quatro turmas, nos turnos manhã e tarde.

Esta semana o Município recebe a visita de uma equipe de coordenação do PST/N. Na comitiva, além de professores e técnicos, está o coordenador nacional, Cláudio Pinheiro (55). Ele, que começou no Navegar como instrutor de remo na época do lançamento, comanda hoje a retomada do projeto em todo o país. “Tivemos já em 2002 com 40 núcleos em todo o país, inclusive Estrela. Em 2006, os contratos chegaram ao fim e o projeto diminuiu sua participação. Mas Estrela foi um dos poucos núcleos, como apenas outros dois, em Pirajú-SP e no Pará, que não parou. Por conta própria deu prosseguimento aos trabalhos, o que é muito bom. Agora lançamos um novo edital e Estrela foi uma das que se mostrou competente para ser contemplada. São 16 núcleos ao todo”, explica ele, com mais de 40 anos de experiência no mundo do remo. Por isso é ele também o responsável por fazer uma vistoria em todas as embarcações, espaços físicos e demais materiais utilizados na execução do projeto.

 

De Brasília, Pinheiro vem a Estrela por conta do PST/N pela terceira vez desde 2002. “Fico feliz de saber que Estrela está entre os núcleos reativados. Lembro-me da primeira vez, em 2002, quando viemos para a capacitação da equipe de trabalho e tivemos esta ação em Caxias do Sul, porque aqui havia uma grande enchente. A estrutura de Estrela é excelente. É só olhar este espaço destinado a ele”, diz, ao apontar para um dos saguões do Complexo da AmBev que é a sede do projeto. “O acesso ao rio, já que a sede fica um pouco distante, é que ainda dificulta um pouco as coisas, mas Estrela, por exemplo, é um dos núcleos que investiu e já é dono das suas próprias embarcações”, detalha. Pinheiro está acompanhado de Rodrigo Cavasini e Lúcio Jacomett, professores da capacitação que transcorreu nos últimos dias, Ricardo Petersen, gerente desta ação, e Eliana Rodrigues, a técnica que dará o aval para a Ordem de Início.      

 

O novo lançamento da parceria está marcado para terça-feira, dia 1º, às 14h, na sede. Será realizada uma demonstração com os jovens. As atividades, que estão de folga há duas semanas (férias escolares) reiniciam  no dia seguinte. O secretário da Smel, Nardir Steffens, destaca a importância da retomada da parceria. “Estamos iniciando mais um projeto em parceria com o Governo Federal, isso demonstra a seriedade com que executamos todos os convênios até aqui. O Projeto Navegar vinha sendo desenvolvido pela Administração Municipal, com recursos próprios, desde 2007. Agora, com esta parceria, o Ministério do Esporte está investindo cerca de R$ 140 mil com uma contrapartida de aproximadamente R$ 40 mil da Prefeitura de Estrela.” O PST/N de Estrela será, dos novos convênios, o primeiro a ser lançado. Este ponto merecerá a presença do Secretario Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Afonso Barbosa. Informações no 3981-1087.
 


Leia Também

Seguem as indefinições na 41ª Copa Soges de Futebol Sete

18/10/2019

Elite ainda não tem seu líder definitivo e a ponta da tabela na Terceirona volta a mudar de mãos

Inscrições para o Atletismo dos Jogos Escolares encerram sexta-feira

15/10/2019

A sétima etapa da competição escolar municipal será realizada dia 24, em três categorias e seis modalidades


Eisstocksport vai ser opção em Colinas

11/10/2019

Esporte de origem germânica deve ser praticado na quadra do Centro Cultural Morgenstern

CML: campeão do Cergs

11/10/2019

Equipes infanto e infantil voltaram a vencer na disputa estadual