Estado

Mercado de trabalho

24/05/2013 - Estado

Construção Civil foi o setor que mais cresceu em um ano/ Mariana Bechert

Estrela mantém aquecida a oferta de empregos 

 

De janeiro a abril desse ano, o saldo de empregos gerados na equação admissão x demissão, o município de Estrela fechou a conta com um saldo de 259 vagas. O número é mais positivo, quando comparado com o mesmo período – janeiro a abril  – de 2012, quando o município registrou  um saldo negativo de 110 postos fechados. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Brasil (Caged), alimentado pelo banco de dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). 

 

O ano passado quase não pode ser comparado. Assim avalia a economista Cíntia Agostini. Segundo ela, economia nacional mergulhou no turbilhão da crise mundial e sofreu com as consequências do movimento. “O Brasil cresceu apenas 0,9% em 2012. Isso é muito pouco. Quando se imagina crescimento econômico, deve-se pensar diretamente no emprego”, avalia. De acordo com ela, o período referencial – primeiro semestre – foi “muito ruim” em 2012. A projeção de crescimento nacional, até o momento é de 2,98%. “Começou em 3,5% e o governo já baixou. Mas com certeza o desempenho será melhor do que no ano passado”, conclui a economista. 

 

Para o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis), Henrique Purper, a economia do município colhe nos primeiros quatro meses de 2013, a “safra” do segundo semestre de 2012, onde Estrela virou o jogo. Fechou com saldo positivo de 55% no aumento no número de vagas. “Isso mostra que a recuperação pela qual passamos no segundo semestre do ano passado se manteve”, desenha Purper. 

 

Na projeção dele, os próximos meses tendem a ser de estagnação na oferta de empregos. “O que a gente ouve muito os empresários e associados repetindo é que esse crescimento deu uma freada. Talvez, até o fim do primeiro semestre, não haja ampliação de postos de trabalho”, pondera. Purper prospecta um segundo semestre melhor do que o início de 2013. “Tivemos uma grande safra e os resultados dela começam a aparecer de cinco a seis meses depois. Agosto teremos novos números.” 

 


Leia Também

Vigilância passará a testar para o coronavírus apenas casos internados

23/03/2020

Decisão do Estado foi publicada na manhã desta segunda-feira

Mudança retira a possibilidade de parcelamentos no IPVA

04/11/2019

Mudanças foram anunciadas nesta segunda-feira


Começa nesta semana pagamento de R$ 500 por conta do FGTS

09/09/2019

Cerca de 33 milhões de trabalhadores receberão o crédito automático na conta poupança

Inscrições para o 1º concurso de Aplicativos e Games das escolas estaduais terminam no dia 12

02/07/2019

Premiação inclui valor em dinheiro, medalhas e uma viagem