Polícia

Solidariedade

29/03/2013 - Polícia

Na Vovolândia São Pedro espírito da Páscoa é lembrado ao pintar e rechear ovos/ Mariana Bechert

 

Boas ações para a Páscoa

 

A Vovolândia São Pedro, a fim de oportunizar a seus residentes o espírito da Páscoa, proporcionou momentos descontraídos nas últimas semanas. A diretoria, junto com o Lions Clube de Estrela ajudou os idosos a pintarem e decorarem ovos de galinha, que viraram um presente para os familiares na data. 

 

Para Airton Bohmer, presidente da Fundação Vovolândia São Pedro, como a entidade é filantrópica, é bom poder contar com a ajuda de voluntários, para conseguir trazer o espírito da Páscoa para o local. 

 

Ivanor Palm, do financeiro, salienta que a oficina foi criada para que os residentes se identificassem com a data, como antigamente, com suas famílias. Ele salienta que tudo foi feito no local. As cascas de ovos foram preservadas da cozinha e os participantes opinaram no sabor dos amendoins doces, enquanto as cozinheiras os preparavam. 

 

Enquanto uns optaram por decorar as cascas com tinta têmpera, outros pintaram também suas mãos ao colorir com papel crepom. Entre os participantes, uma senhora cega, que com a ajuda de uma esponja, conseguiu decorar o seu ovo. 

 

Nas últimas semanas, em função da proximidade com a Páscoa, a proposta foi relembrar a juventude e a infância de muitos deles: pintar e rechear ovos de galinha. 

 

Além da atividade realizada em função da época, seis voluntários do Lions Clube de Estrela visitam a Vovolândia semanalmente, desde agosto de 2012, para entreter os residentes. Entre as atividades está o jogo do bingo e contar histórias. 

 

Para o presidente do Lions estrelense, Edígio Koch, as ações realizadas pela entidade são voltadas a ajudar as pessoas. O tema do clube é “Nós servimos” e com essas ações busca-se melhorar a qualidade de vida da comunidade. 

 

A professora de Educação Física da instituição, Elisabeth Gewehr também se compromete quando são realizadas atividades diferentes. Ela destaca que para os adultos, o trabalho de pintar e rechear os ovos parece ser uma atividade fácil, mas para os idosos, é mais complexo. Para ajudar os residentes, são feitas atividades em que se trabalha a parte motora, o pensamento e o raciocínio. É também preciso colaboração em grupo para o bom andamento da atividade. 

 

 

Ninhos

 

O Lions, ainda seguindo seu lema, entregou 450 ninhos de Páscoa para estudantes de duas escolas do município. Foram 50 para a Escola Estadual de Ensino Fundamental Madre Branca, no Bairro Imigrantes e 400 para a Escola Estadual de Ensino Fundamental de Moinhos, no Bairro Moinhos. 

 

 

Reflexão

 

Na quarta-feira, os servidores da Prefeitura Municipal de Estrela participaram de uma celebração ecumênica de Páscoa conduzida pela pastora da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IECLB), Ângela Ulrich e pelo pároco da Igreja Católica Santo Antônio, padre Asabido Pedro Ludwig. Eles trouxeram aos colaboradores uma mensagem de paz e esperança. 

 

Na ocasião, as secretarias reuniram donativos (doces, balas e chocolates) que serão doados hoje à Pousada da Criança, no bairro Imigrantes. 

 

 

Celebrações no município

 

O feriado e o fim de semana serão marcados por cerimônias religiosas que lembram a data. Na Paróquia Santo Antônio, ocorre na sexta-feira, às 15h a celebração da Paixão do Senhor. Na Paróquia São Cristóvão, a celebração da Paixão e Morte do Senhor na Matriz e no Bairro das Indústrias também às 15h.

 

Os evangélicos luteranos do município realizam Vigília Pascal para os jovens no sábado, a partir das 20h e no domingo, às 6h, o culto de Páscoa. Ele ocorre no Cemitério Evangélico, com café da manhã comunitário. 

 

 

Missas e cultos

 

Paróquia Santo Antônio

 

Hoje: 8h30min - confissões na Matriz – durante o dia todo; 20h - missa e celebração do lava pés na igreja Matriz e na comunidade São Pedro Apóstolo de Delfina. Sexta-feira: 8h30min - confissões na Matriz – durante o dia todo; 15h - Celebração da Paixão do Senhor na igreja Matriz. Sábado: 8h30min às 11h - confissões na Matriz; 15h - missa na São João Batista de São João; 15h - missa na N. S. Navegantes de Moinhos; 15h - missa na Sagrada Família de Porongos; 17h - missa na Nossa Senhora da Auxiliadora; 17h - missa na Santa Rita de Cássia; 17h - missa na São José do hospital; 18h30min - missa na São Francisco Xavier de Glória; 18h30min - missa na São Pedro Apóstolo de Delfina; 20h - missa na Matriz; 20h - missa na São Luiz com posse da nova diretoria. Domingo: 8h30min - missa na Matriz; 8h30min - missa na São José Operário do Bairro Imigrantes; 10h - missa na São Pedro Canísio de Arroio do Ouro; 10h - missa na São Roque do Bairro Marmitt; 10h - missa na São Jacó; 19h - missa na Matriz.  

 

 

Paróquia  São Cristóvão

 

Hoje: 20h - missa com cerimônia do lava pés na Matriz; 20h - missa com cerimônia do lava pés na Nossa Sra Aparecida.  Sexta-feira: 9h às 11h - confissões na Matriz; 15h - Celebração da Paixão e Morte do Senhor na Matriz; 15h - Celebração da Paixão e Morte do Senhor no Bairro das Indústrias. Sábado: 16h - missa na Nossa Sra do Rosário; 16h - missa em Santa Maria Goretti; 18h - missa na São José; 20h - Vigília Pascal na Matriz; 20h - missa na Nossa Sra Aparecida. Domingo: 8h30min - Missa na Matriz; 8h30min- Missa em São Vito; 10h - missa em Colinas; 10h - missa em São Miguel. 

 

 

Igreja Evangélica IECLB

 

Hoje: 8h - culto Colégio Martin Luther; 14h - Celebração de Páscoa no Centro Social Colméia. 20h - culto na Igreja do Centro, com Santa Ceia. Sexta-feira: 8h30min - culto na Ambi, com Santa Ceia; 8h30min - culto na Igreja do Centro, com Santa Ceia; 19h30min - culto na Igreja do centro, com Santa Ceia. Sábado: 20h - Vigília Pascal com Jovens e Confirmandos. Domingo: 6h - culto de Páscoa no Cemitério, com o café da manhã Comunitário; 19h30min - culto de Páscoa na Igreja do Centro, com Santa Ceia.

 


Leia Também

Número de acidentes cai em Estrela

17/05/2019

Avenida Rio Branco e Coronel Müssnich registraram apenas uma ocorrência em abril

Proprietários registram tentativa de furto de aipim

16/05/2019

Fato ocorreu em uma propriedade rural na Linha Arroio do Ouro


Dois presos por tráfico e posse irregular de arma de fogo, em Estrela

13/05/2019

Prisão ocorreu em um porão desabitado

Whats é nova ferramenta para estelionato

10/05/2019

Polícia Civil alerta para golpes pelo aplicativo de celular, pois casos já ocorrem nacionalmente