Estrela

Hospital Estrela é referência na região

Estão disponíveis, por mês, 240 consultas e 40 procedimentos para moradores de 37 municípios do Vale do Taquari

29/12/2017 - Estrela

Além da dor da enfermidade e da ansiedade em fazer uma cirurgia para retirar pedra da vesícula, Helma Huber, de 63 anos, moradora de Colinas, ainda precisaria enfrentar fila e percorrer 65 quilômetros para realizar o procedimento em Taquari. Mas essa realidade mudou. Desde o dia 18, ela e outros pacientes das 37 cidades da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) são encaminhados ao Hospital Estrela (HE), que se tornou referência regional em cirurgia geral eletiva.

Segundo o titular da 16ª CRS, Ramon Zuchetti, antes os atendimentos na especialidade eram direcionados para o Instituto de Saúde e Educação Vida (ISEV) de Taquari. No entanto, não eram marcados encaminhamentos desde agosto, quando foi cancelado o convênio. Isso fez com que a demanda ficasse reprimida nas cidades.

Em Estrela, 98 pessoas aguardam para fazer cirurgias de hérnia, vesícula e excisão de lipomas. Colinas tem 21 pacientes na espera por procedimentos de hérnia e vesícula. Em Imigrante, 22 moradores aguardam cirurgias de hérnia abdominal, vesícula e pedra nos rins.
A proximidade de percurso, de acordo com o secretário de Saúde de Estrela, Elmar Schneider, colabora com a redução de custos com deslocamentos e evita o sofrimento do paciente, que antes precisava viajar por horas para realizar consultas e cirurgias. “Temos ótimas estruturas e profissionais aqui. Mas é preciso união para trazer mais especialidades para o Vale do Taquari”, aponta.

Regulação

A 16ª CRS também teve que se adaptar com a mudança de referência em cirurgias eletivas. Agora, é a coordenadoria que faz a regulação e o encaminhamento dos atendimentos para o hospital, antes eram as Secretarias de Saúde dos municípios que agendavam. Recentemente, dois servidores da coordenadoria receberam treinamentos em Porto Alegre para se qualificar para a atividade.

Confira a matéria completa na versão impressa.


Leia Também

Câmara vota hoje projeto para renegociação de dívidas judiciais com a Prefeitura

16/07/2018

Sessão ocorre às 18h30min, e na Ordem do Dia há mais dois projetos na pauta dos vereadores

Café da manhã promovido pela Sedesth reúne empresas parceiras

16/07/2018

Evento apresentou resultados da parceria entre a Prefeitura e empresas na área do trabalho


Reunião do Codae tem palestra sobre Plano Safra e secagem de grãos

13/07/2018

Encontro mensal ocorreu na quarta-feira, sob a presidência do secretário José Adão Braun

Força-tarefa contra à Dengue segue pelos bairros de Estrela

13/07/2018

Equipe de combate às endemias tem realizado visitas, mas encontrado dificuldades