Colinas

A disciplina em prol da educação

Escola Municipal de Ensino Fundamental Ipiranga alcançou segunda melhor média entre os Anos Iniciais das escolas de Estrela, Colinas e Imigrante

28/09/2018 - Colinas

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Ipiranga, de Colinas, obteve destaque com a nota alcançada pelos anos iniciais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017. Para a diretora da instituição, Regina Sulzbach, a disciplina, ações realizadas pela escola e a participação da família foram fatores que contribuíram para o número.

Na escola são desenvolvidas diversas atividades diferenciadas que, para a diretora, contribuem para o desenvolvimento dos alunos. “Temos aulas de reforço, música, idiomas, período para leitura, enfim, uma série de atividades. Não sabemos exatamente o que realmente resultou nesse índice, mas é um conjunto de ações”, conta Regina.

Para ela, a disciplina e a participação da família na vida escolar das crianças são pontos cruciais para que o aprendizado seja de qualidade. “A disciplina é indispensável, porque quando eles entendem que sim é sim e não é não, isso interfere de forma positiva no estudo. Além disso, temos muitas famílias participativas, que não deixam chegar ao fim do ano para saber como está o desempenho do filho. Se todos fossem assim, nosso índice seria ainda melhor”, ressalta.

Corpo docente

Na escola são cerca de 300 alunos, que são atendidos por mais de 20 professores e oito monitores. “Temos uma equipe de professores comprometidos, que participam dos cursos de aperfeiçoamento e palestras. Enquanto em outras redes faltam professores, aqui nunca houve isso e nunca deixamos um aluno sem aula”, comenta.

Turno integral

Um ponto forte da escola é o oferecimento do turno integral para os alunos. Durante a tarde, são atendidas crianças dos 4 aos 13 anos, que desenvolvem diversas tarefas. “Nesse turno, primeiramente eles realizam os temas e estudam. Depois eles podem ler livros, jogar, e realizam outras ações que ocorrem em dias específicos, como ir ao laboratório de informática. São muitas atividades e todas em conjunto colaboram de alguma forma”, explica.

A aluna do 6º ano, Sara Sofia Barrow Wathier, de 12 anos, esporadicamente participa do turno inverso e utiliza o tempo para a realização dos temas. Para ela, o aprendizado é fundamental. “A educação é importante porque pode nos levar para caminhos incríveis”, comenta.

Os índices

O Ideb é um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação por meio de dados concretos, que é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No 5º ano, a Emef Ipiranga alcançou a nota de 6,8 em 2017, sendo que a meta era de 7,3. O índice é o segundo melhor entre todas as escolas estaduais e municipais de Colinas, Estrela e Imigrante. Já no 8º ano, a nota foi de 4,9 em 2017, com meta estipulada em 6,2. 

Teatro

O “Fantástico Caminhos dos Contos”, atividade que é uma proposta do Centro Cultural Morgenstern em parceria com a Administração Municipal, é um dos projetos que conta com a participação dos estudantes da Ipiranga. Nele, os alunos desenvolvem peças de teatro, que são apresentadas em cenários da cidade. “Diversas escolas do Vale vêm para assistir as apresentações. Essa iniciativa também ajuda no desenvolvimento deles, porque o teatro envolve diversas habilidades”, comenta a diretora. 

Desafios

Para a diretora, um dos desafios enfrentados atualmente pelos educadores é a adaptação de aulas à tecnologia. “Nós não estamos preparados para competir com a telinha do celular. Ela não substitui a escrita e isso é um desafio. É fundamental que sejamos criativos e que nossos professores tenham pulso firme para manter a ordem e o bom aprendizado”, afirma. 


Planos para o futuro

Dentre os planos para melhorar o índice no próximo Ideb, estão a criação de projetos de leitura, mudanças nas atividades do turno integral, investimentos em cursos e inclusão de experimentos na Mostra de Trabalhos. 

 


Leia Também

Workshop Musical marcará atividade do Outubro Rosa e Novembro Azul

16/10/2018

Evento ocorre neste sábado, dia 20 de outubro, em Colinas

Colinas promove 1º Festival de Primavera

16/10/2018

Evento ocorre neste domingo, dia 21 de outubro


Herrmann segue no comando

11/10/2018

De nove vereadores, cinco foram a favor do arquivamento, três contra e um se absteve

Prorrogadas inscrições do concurso fotográfico de Colinas

08/10/2018

O tema desta edição é “Colinas: cultura, costumes e riquezas de um povo”