Estado

Horário de Verão

18/10/2013 - Estado

À meia noite deste sábado, adiante seu relógio em uma hora/ Frederico Sehn

Economia de energia regional abastece Estrela no verão



Quando o relógio marcar zero hora neste domingo, 20, todos os relógios devem ser adiantados em uma hora. É horário Brasileiro de Verão que altera o fuso horário regional até o dia 16 de fevereiro. Segundo a AES Sul, a economia de energia no período das 19h às 22h, durante o período que estiver valendo, na região chega a 4,5% do consumo. O equivalente para abastecer Estrela durante os quatro meses de dias mais compridos. 


Segundo o Ministério de Minas e Energia, o Horário de Verão será adotado em 2013-2014 no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, em Minas Gerais, em Goiás, em Mato Grosso, em Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. Conforme a AES Sul, distribuidora de energia, o horário de verão visa reduzir a demanda por energia elétrica no chamado horário de ponta, das 19h às 22h. Portanto, toda economia ou redução de demanda deve considerar essa faixa de horário, no período em que vigora o horário de verão. A projeção da distribuidora é reduzir o consumo em 90 megawatts. Quantidade suficiente para fornecer energia elétrica das 19h às 22h para a população de Estrela até o dia 16 de fevereiro de 2014. 


Com o aumento da quantidade de sol durante o dia, uma das dicas de médicos e preparadores físicos é investir na atividade esportiva. Caminhada, corrida ou esportes ao ar livre. Até mesmo os efeitos da troca de horário são minimizados com a atividade física no verão. 


O horário de verão no Brasil foi adotado pela primeira vez em 1º de outubro de 1931, através do Decreto 20.466, abrangendo todo o território nacional. Houve vários períodos em que este horário não foi utilizado. Desde 1985 o horário de verão é adotado anualmente nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste. 


Leia Também

Mudança retira a possibilidade de parcelamentos no IPVA

04/11/2019

Mudanças foram anunciadas nesta segunda-feira

Começa nesta semana pagamento de R$ 500 por conta do FGTS

09/09/2019

Cerca de 33 milhões de trabalhadores receberão o crédito automático na conta poupança


Inscrições para o 1º concurso de Aplicativos e Games das escolas estaduais terminam no dia 12

02/07/2019

Premiação inclui valor em dinheiro, medalhas e uma viagem

Receita Estadual intensifica em todo o Estado operações contra inadimplência do IPVA

03/06/2019

Depois de 60 dias em atraso, ocorre a inscrição em dívida ativa, quando há acréscimo de 5% sobre o valor do tributo não pago.