Esportes

Jiu-jítsu

08/03/2013 - Esportes

Anka no exato momento da confirmação da vitória em Gramado / arquivo pessoal

Anka leva outra vaga no Mundial

 

Gramado sediou no último final de semana o World Trials Gramado, a seletiva gaúcha ao mundial da modalidade. Entre os mais de 1,5 mil competidores de todo o Brasil e até exterior, dez atletas representavam Estrela através da academia Sul Jiu-Jítsu. Dois deles voltaram com medalhas, sendo que Miguel Anka (30) com a de ouro, e assim com o objetivo maior alcançado: a vaga para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Hospedagem e alimentação também foram garantidas pelo estrelense na disputa que ocorrerá em de 11 a 15 de abril. Como a passagem só era dada ao campeão absoluto (o melhor entre todos os pesos), Anka ainda corre atrás disto. 

 

Miguel Anka subiu ao lugar mais alto do pódio na categoria mais conhecida como meio-pesado (até 85 quilos) na faixa marrom. Já Gelson da Cunha faturou o bronze na faixa branca até 70 quilos, mas terá que buscar a vaga em outras seletivas. Anka, que é patrocinado por Smarja, Clínica Balestro, Keiko Raça, Lojas MMSul (Integralmedica), Academia Corpus e Academia da Soges, já projeta os próximos dias. “Vou dar uma descansada dos treinos esta semana, pois a disputa em Gramado foi forte. Seguirei apenas dando aulas. Mas depois os trabalhos serão mais duros e ficados na preparação ao Mundial”, avisa. Será a quarta participação dele em Abu Dhabi. Voltou campeão em 2009 e vice em 2011. “A diferença é que este ano a faixa marrom terá uma categoria isolada, e não em conjunto com a faixa preta. Então a coisa será mais de igual para igual”, projeta ele. 

 

 

Aulas com o campeão

 

Na segunda-feira, dia seguinte à vitória na Serra Gaúcha, Anka foi recebido pelo prefeito em exercício de Estrela Valmor Griebeler. O lutador, que é profissional da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) através do projeto municipal de lutas, recebeu as congratulações e acompanhados do titular da Smel, Júlio Saldanha, foram até a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Odilo Afonso Thomé. A escola no Bairro Imigrantes é um dos novos núcleos do projeto social das lutas, no qual Anka é instrutor, e lá teve a sua primeira aula. Os outros núcleos funcionam no Cemai de Moinhos e na Emef Professora Ruth Markus Huber.

 

Além da modalidade de Anka, os alunos da rede pública municipal ainda terão aulas de capoeira e em breve de karatê. “É um orgulho para nós termos um professor de tão alto nível trabalhando com nossas crianças. Parabenizamos o Miguel pela conquista e desejamos sorte, desde já, no Mundial”, enfatizou Griebeler. 


Leia Também

Torneio integra equipes na Soges

24/01/2020

Competição envolve 16 times, com jogos nas terças e quintas-feiras à noite

Ciclista integra prova de 600 km

24/01/2020

Lucas Farias participou do Audax 600


Temporada 2020 da Smel já começou

23/12/2019

Inscrições para os três primeiros grandes eventos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer do próximo ano já estão abertas

Soges vai conhecer os campeões

20/12/2019

Finais das três divisões ocorrem neste sábado em confrontos únicos nas Séries Ouro e Prata