Bom Retiro do Sul

Ação orienta sobre criação de animais

Visitas às escolas chamam atenção para riscos à saúde ao manter galinhas, frangos, porcos, vacas e cavalos nos quintais

20/09/2018 - Bom Retiro do Sul

Uma realidade comum em Bom Retiro do Sul, a criação de animais em área urbana, começa a receber maior atenção.  O Setor de Fiscalização da Secretaria Municipal da Fazenda e a Vigilância Sanitária, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, amparados em leis municipais e federais, começaram um trabalho de orientação sobre a prática com estudantes, destacando os perigos para a saúde.

A primeira ação nas escolas foi realizada segunda-feira, 17, quando as fiscais da Vigilância Sanitária, Fernanda Rosa e Roseli Rodrigues Cristo, foram até a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Genny de Souza da Silva, no Bairro Goiabeira, para alertar as crianças sobre a criação de galinhas, frangos, porcos, vacas e até cavalos na área urbana. Além das visitas às escolas, um cartaz terá orientações sobre os riscos de se criar animais na área urbana e as doenças que as pessoas poderão contrair.

Verminoses

A orientação para quem cria ou abriga algum tipo de animal na área urbana é para que transfiram para um local apropriado na zona rural do município. Com as leis sanitárias de saúde cada vez mais exigentes, a prática de criar animais no quintal de casa está cada vez mais restrita. Os problemas mais graves são as fezes e a urina, que apresentam verminoses que afetam diretamente as pessoas. A presença dos animais também atraem insetos portadores de várias doenças.

Multa

Conforme o Código de Posturas de Bom Retiro do Sul é proibida à criação ou engorda de suínos, bovinos, caprinos, ovinos, aves e equinos, além da instalação de estrumeiras ou depósitos de estrume animal em área situada no perímetro urbano. O munícipe que for flagrado cometendo algumas destas irregularidades poderá ser multado em 50 Ufirs (cerca de R$ 160) por irregularidade constatada.


Leia Também

Nova iluminação é instalada no Cerro dos Gomes

17/10/2018

Ação proporciona maior segurança aos moradores do local

Ações de prevenção à saúde acontecem em Bom Retiro do Sul na sexta-feira

16/10/2018

As ações iniciam às 13h30min, no CTG Querência da Amizade


Bom Retiro do Sul promove rústica no dia 4 de novembro

15/10/2018

O preço da inscrição por atleta é de R$ 10 e todos os inscritos terão direito a um squeeze