Bom Retiro do Sul

Ações incentivam valorização da vida

Programação orienta comunidade sobre prevenção ao suicídio. Tema também será abordado em seminário na terça-feira, dia 25

20/09/2018 - Bom Retiro do Sul

Integrando a programação do Setembro Amarelo, que visa à valorização da vida e à prevenção ao suicídio, as secretarias de Saúde e de Educação e Cultura de Bom Retiro do Sul promovem atividades para conscientizar a população que participa de diferentes serviços e programas. A ideia é discutir o assunto e divulgar ações preventivas.

Além disso, para abranger ainda mais a comunidade, um Seminário Intersetorial será promovido na tarde de terça-feira, dia 25, no auditório do Centro Administrativo. A programação envolverá profissionais da saúde e da educação. Todos estão convidados a participar. Conforme o psicólogo da rede municipal de saúde, Leandro Inácio Walter, um trabalho de divulgação está em andamento em vários pontos da cidade para discutir o tema com a população, abordando sintomas, causas e como ajuda.

Fatores de riscos

“Este é um tema que precisa ser permanentemente discutido com a sociedade, pois é um problema de saúde pública e os indicadores municipais são bastante elevados. É uma campanha que precisa ser realizada constantemente, envolvendo os agentes de saúde e educação para que o assunto não seja banalizado”, reforça. Os fatores de riscos para o suicídio são os transtornos mentais e de humor, como depressão, bipolaridade, esquizofrenia, síndrome do pânico, abuso de álcool e drogas, acúmulo de vícios e crises (familiares, de relacionamento, financeira, profissional).

Onde obter ajuda

No município, a ajuda pode ser obtida na Unidade Básica de Saúde do Centro, ESF do Bairro São Francisco, Secretaria de Saúde e Ação Social, e no Hospital de Caridade Sant’Ana.


Leia Também

Novas câmeras de vigilância são instaladas no Parque Pôr do Sol

14/05/2019

Objetivo é dar segurança aos usuários e inibir atos de vandalismo

RS-129 e estrada do Faxinal recebem melhorias em Bom Retiro do Sul

06/05/2019

Obras melhoram o trânsito das localidades


Bom Retiro do Sul adquire mais uma ambulância

22/04/2019

Com o incremento desta nova ambulância na frota, a Secretaria da Saúde dispõe atualmente de três ambulâncias

Crianças e gestantes começam a receber vacina contra a gripe dia 10

08/04/2019

A meta de Bom Retiro do Sul em 2019 é de imunizar 3.762 pessoas nos grupos prioritários