Variedades

Acusação de racismo faz autora tirar livro 'Peppa' de circulação

Críticas à 'Peppa' começaram com vídeo de ativista em abril de 2016. Autora Silvana Rando já recebeu prêmio Jabuti de ilustração por um dos seus livros.

23/11/2017 - Variedades

autora Silvana Rando decidiu neste mês tirar de circulação seu livro "Peppa", lançado em 2009 pela Brinque-Book. A decisão foi tomada após a obra ser acusada de ter elementos racistas. No livro, Silvana conta a história de uma menina de cabelos crespos que decide fazer um alisamento e depois desiste da mudança ao se ver impedida de brincar para conseguir manter o visual.

Silvana é autora de mais de 10 livros e já ilustrou mais de 40 obras. Em 2011 foi vencedora do Prêmio Jabuti com "Gildo", na categoria ilustração de livro infantil. Já a obra Peppa foi eleita um dos 30 livros do ano pela Revista Crescer em 2010.

Peppa virou alvo de contestação sobretudo a partir de abril do ano passado, quando a youtuber, empresária de moda e ativista Ana Paula Xongani fez um vídeo no qual apresentava uma resenha com muitas críticas ao livro. "Quando vi o livro fiquei horrorizada", disse Ana Paula. "Todas as páginas deste livro têm um problema. É um livro extremamente racista", acusa Ana Paula.

Nos vídeos, Ana Paula Xongani diz que a obra é adotada pela rede municipal de ensino de São Paulo e que entrou em contato para cobrar que ele fosse tirada de circulação. 


Leia Também

Esquilo é acusado de 'vandalizar' luzes de Natal nos EUA

05/12/2017

Polícia postou foto do 'flagrante' em cidade de Nova Jersey.

Diamante de mais de 700 quilates de Serra Leoa é leiloado por US$ 6,5 milhões

05/12/2017

Pedra de 709 quilates é a maior descoberta em Serra Leoa em meio século e está entre o 10º e o 15º maior diamante já encontrado no mundo.


Phil Collins anuncia três shows no Brasil em fevereiro de 2018

29/11/2017

Cantor vai se apresentar no Rio, em SP e em Porto Alegre.

Pabllo Vittar e Lucas Lucco gravam na Bahia clipe da música 'Paraíso'

29/11/2017

Cantora Pabllo Vittar divulgou, nesta terça-feira (28), uma foto dos bastidores da gravação do clipe de "Paraíso", faixa em parceria com Lucas Lucco. O vídeo está sendo produzido na Bahia.