Variedades

Acusação de racismo faz autora tirar livro 'Peppa' de circulação

Críticas à 'Peppa' começaram com vídeo de ativista em abril de 2016. Autora Silvana Rando já recebeu prêmio Jabuti de ilustração por um dos seus livros.

23/11/2017 - Variedades

autora Silvana Rando decidiu neste mês tirar de circulação seu livro "Peppa", lançado em 2009 pela Brinque-Book. A decisão foi tomada após a obra ser acusada de ter elementos racistas. No livro, Silvana conta a história de uma menina de cabelos crespos que decide fazer um alisamento e depois desiste da mudança ao se ver impedida de brincar para conseguir manter o visual.

Silvana é autora de mais de 10 livros e já ilustrou mais de 40 obras. Em 2011 foi vencedora do Prêmio Jabuti com "Gildo", na categoria ilustração de livro infantil. Já a obra Peppa foi eleita um dos 30 livros do ano pela Revista Crescer em 2010.

Peppa virou alvo de contestação sobretudo a partir de abril do ano passado, quando a youtuber, empresária de moda e ativista Ana Paula Xongani fez um vídeo no qual apresentava uma resenha com muitas críticas ao livro. "Quando vi o livro fiquei horrorizada", disse Ana Paula. "Todas as páginas deste livro têm um problema. É um livro extremamente racista", acusa Ana Paula.

Nos vídeos, Ana Paula Xongani diz que a obra é adotada pela rede municipal de ensino de São Paulo e que entrou em contato para cobrar que ele fosse tirada de circulação. 


Leia Também

Caixa Econômica Federal terá novo prédio

07/12/2018

Conclusão da obra está prevista para setembro de 2019

A magia de Natal na “Casinha by Bea”

23/11/2018

Estrelense criou local que expõe mais de 600 peças costuradas por ela e transformou o momento em uma oportunidade de negócio e renda


Inaugurado o drive thru do Carmelito e Beto

23/11/2018

Local é o único a oferecer o serviço atualmente no Vale do Taquari

Tendências para o verão na moda masculina

15/11/2018

Roupas florais, caveirismo e alfaiataria em alta