Estrela

Ademir Pivatto será Cidadão Estrelense

Indicação do vereador Márcio Mallmann (PP) foi aprovado com unanimidade

06/08/2019 - Estrela

Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Estrela, na segunda-feira, dia 5, foi aprovada a concessão do título de Cidadão Estrelense ao médico Ademir Pivatto. A proposição é do vereador Márcio Mallmann (PP) e visa reconhecer os serviços do profissional à comunidade estrelense. A sessão em homenagem a Pivatto ainda não tem data definida.

Além desse projeto, também foi aprovada abertura de crédito nas secretarias de Educação e de Planejamento e Desenvolvimento econômico.

Recurso mal utilizado

Norberto Fell (PPS) denunciou o suposto recurso público mal utilizado pelo secretário municipal da Fazenda, Henrique Lagemann, em diárias fora do município. "Quero saber quais dias esteve em evento em Bento Gonçalves, quem mais o acompanhou e quem foi o motorista e quais as razões dele ter recebido R$ 723,06 para o período, mas ter sido visto no município. Acredito que tenha uma boa justificativa, mas me preocupa que o secretário dessa pasta tenha esse tipo de atitude", criticou. Fell reclamou que ainda não obteve resposta do pedido de publicação da lista de terceirizados no site da prefeitura, questionou o emprego de verba pública em diárias e pediu que Lagemann explique-se.

Agosto Dourado

"De 1º a 7 de agosto comemoramos a Semana Mundial da Amamentação, que ocorre em mais de 170 países e que tem como principal objetivo a sensibilização e conscientização sobre os benefícios do aleitamento materno", falou Débora Martins (MDB). De acordo com ela, a amamentação reduz em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, além de prevenir alergias, infecções respiratórias e diarreias, reduzir o risco de desenvolver hipertensão, colesterol, diabetes e obesidade na vida adulta. 

A indicação é que a criança seja alimentada exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade e que a amamentação seja continuada até os dois anos. "Para cada ano que a mulher amamenta, reduz em 6% o risco de câncer de mama." Débora também falou  das atividades realizadas pela Secretaria da Saúde e lembrou que é um tema tratado durante todo o ano, em todos os postos de saúde com gestantes e puérperas. "Amamentar é um direito das mulheres trabalhadoras durante a sua jornada de trabalho. De acordo com a lei, são permitidos dois descansos de até meia hora até os seis meses", informou. 

Contudo, lamentou que as mulheres contratadas como terceirizadas têm apenas quatro meses de licença maternidade e fez uma indicação ao Executivo para que haja um local adequado e digno para as mães amamentarem os bebês. Volnei Zancanaro (PR) questionou de que forma isso seria implementado e sugeriu "caminharmos juntos em busca de uma solução."

 Empresas em Estrela

O líder de governo Ernani de Castro (MDB) comemorou o anúncio da vinda de diversas para o município e adiantou que nas próximas semanas devem ser feitos novos. "Seremos protagonistas novamente do Vale do Taquari, gerando emprego e mão de obra à população. Devemos reconhecer o trabalho dos secretários envolvidos nessa questão." 


Leia Também

Estrela adere ao NF Gaúcha e cidadãos concorrem a prêmios

16/08/2019

Nos sorteios mensais, além da premiação do Estado, serão mais quatro vale-compras de R$ 150,00

Confirmado investimento em dragagem do Rio Taquari

16/08/2019

Ministro da InfraestruturaTarcísio Freitas destacou que serão realizadas melhorias no local e que Porto está sob análise


Estrela Multifeira: dia para o Empreendedor Rural

16/08/2019

Agronegócio é um dos segmentos que será evidenciado pela feira

Prazo para recadastramento biométrico termina quarta-feira

16/08/2019

Cerca de seis mil pessoas ainda não compareceram ao 21º Cartório Eleitoral, em Estrela