Estrela

Adesão à Base Nacional Comum Curricular tem novas ações em Estrela

Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Estrela fomenta encontros com equipes escolares visando à adequação ao Plano Nacional de Educação (PNE)

11/04/2018 - Estrela

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Estrela dá continuidade, ao longo do mês de abril, à apreciação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), integrante do Plano Nacional de Educação (PNE). O processo de adequação ao conjunto das novas competências, que devem ser desenvolvidas de forma integrada nos componentes curriculares ao longo de toda a educação básica, segue agora com sessões de estudo e apresentação da introdução da BNCC. Os encontros, que começaram no início do mês, já envolveram 13 escolas de Ensino Fundamental (Emefs) e de Educação Infantil (Emeis) do município. Nestal semana ocorreram nas noites de segunda (9) e terça-feira (10), e terão continuidade nos mesmos dias (16 e 17) reunindo outros sete educandários municipais.

A BNCC define um conjunto de dez competências gerais que devem ser desenvolvidas de forma integrada aos componentes curriculares ao longo de toda a educação básica. As competências foram definidas a partir dos direitos éticos, estéticos e políticos assegurados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais. Apesar de ter sido homologada pelo Ministério da Educação (MEC) em dezembro passado, em Estrela o processo de adequação teve início ainda em meados de 2017 e no atual ano tem contado com qualificações constantes dos profissionais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do município. Entre elas, com a renomada educadora Emilia Cipriano. Em fevereiro, equipes diretivas das escolas já participaram de um dos primeiros encontros de Formação Continuada na rede de ensino de Estrela, quando presenciaram palestra com a educadora.

Agora, sessões de discussão estão sendo realizadas diretamente nas escolas com o objetivo de apresentar a parte introdutória da BNCC. "A essência da base está sendo apresentada, detalhada e discutida nestes encontros. Buscamos com eles introduzir os parâmetros do processo para que se possa dar início, de maneira mais prática, às necessárias mudanças projetadas, mas que em Estrela talvez sejam melhores compreendidas e realizadas pois são trabalhadas desde o ano passado", destaca o secretário Marcelo Mallmann. "Estamos apresentando as dez competências gerais da base e projetando atividades que possam facilitar esta adequação, inclusive na consulta de sugestões e propostas das equipes diretivas, já que trabalhamos temas como educação integral, igualdade e equidade." Mais informações pelo telefone 3981-1014.          

 

Calendário de encontros

 

Já realizados

05/04: Emefs Cônego Sereno Hugo Wolkmer e Leo Joas.

09/04: Emeis Arco-Íris, Espaço de Sonhos e Girassol; Emefs Pinheiros, Ruth Markus Huber e José Bonifácio.

10/04: Emeis Raio de Sol, São João, Paulo Freire e Criança Feliz; Emef Arnaldo José Diel.

 

 Agendados

16/04: Emeis Casa da Criança, Pingo de Gente, Estrelinha e Cantinho do Lar; Emef Odilo Afonso Thomé

17/04: Emef Pedro Jorge Schmidt e La Salle


Leia Também

Secretaria de Obras de Estrela recupera iluminação pública

18/04/2018

Trabalhos no trevo de acesso à cidade e na BR-386 devem estar concluídos até quinta-feira

Canastra abre semana dos Jogos Intercomunitários de Estrela

17/04/2018

Definidos os campeões do futsal feminino e vôlei misto, a disputa segue com as fases classificatórias do futsal masculino e canastra


Atletismo abre temporada dos Jogos Escolares de Estrela

17/04/2018

Competição estudantil para alunos das três redes de ensino de Estrela começará com disputas de corridas, saltos e lançamentos. Jogos terão nova modalidade este ano, totalizando oito até outubro

Projovem retoma atividades nesta quinta-feira em Estrela

17/04/2018

Programa, em convênio com o governo federal, é direcionado aos adolescentes com idade entre 14 e 18 anos