Estrela

Ajude a Rosinha

Família busca recursos para cirurgia de menina de 6 anos

26/10/2018 - Estrela

Rosa Maria de Fátima tem 6 anos de idade, mas já passou por desafios de gente grande. A menina estrelense, que mora com a família no Bairro Pinheiros, tem uma síndrome rara chamada EEC, doença genética que causa ectrodactilia (ausência de um ou mais dedos centrais das mãos ou dos pés), displasia ectodérmica (problemas nas estruturas de natureza ectodérmica, em especial as unhas, cabelos, pele e dentes) e fendas orofaciais (rosto ou lábios).

Com a displasia, os olhos de Rosinha, como é carinhosamente chamada, estão sendo afetados, fazendo com que não enxergue com clareza e tenha infecções constantes. “A doença faz com ela tenha uma pele mais grossa e seca, isso afeta os olhos, que lacrimejam, ficam com secreção e com uma conjuntivite repetitiva, que causa muita dor”, explica o pai, Felipe Zart, que trabalha em uma loja de Estrela.

Mas a situação vai muito além da dor. Rosinha tem uma deficiência de células tronco na região do limbo dos olhos e, para não perder a visão definitivamente, precisará de um transplante. “A Rosa não tem essas células e a cirurgia consiste em retirar uma porção do olho do doador, no caso o meu ou da minha esposa, e passar para ela. Após o procedimento, ela terá que tomar remédios imunossupressores para evitar a rejeição, mas como a nossa compatibilidade é de, no mínimo, 50%, este risco é baixo”, explica Zart.

Animação de criança

Desde o nascimento, Rosinha já passou por sete cirurgias e, mesmo com todas as dificuldades, não perde a essência de ser criança. “Ela é muito alegre, curiosa e amável com todos. Gosta de brincar e não se deixa entristecer com tudo o que está lhe acontecendo”, afirma o pai.

Sem recursos

O procedimento que Rosinha necessita será feito pelo médico Sergio Kwitko, referência nacional e mundial na técnica de transplante de conjuntiva e limbo na Oftalmologia, mas o custo para a cirurgia é de R$ 30 mil. “Com algumas ações que já realizamos, esse valor baixou para R$ 25 mil.

O que acontece é que no SUS não tem médicos com experiência nesta área em específico, então optamos por fazer particular, mas não dispomos de todos esses recursos”, explica.


Ajude!

Para ajudar no custeio da cirurgia da Rosinha, os interessados podem doar pelo link https://goo.gl/8vztdH Além disso, é possível doar diretamente à família. O contato do pai Felipe Zart, é o 99547-7414.


Leia Também

Piquenique de Páscoa a céu aberto no Parque

24/04/2019

Adiado na última semana em razão do tempo, torcida é que nesta quinta-feira as atrações possam divertir as 2,1 mil crianças esperadas

Governo de Estrela inaugura academias ao ar livre no interior

23/04/2019

Seis localidades receberam as estruturas, que começam a ser entregues no dia 27 de abril


Jogos Escolares de Estrela adia estreia

22/04/2019

Primeira das nove competições, o atletismo que seria realizado nesta quarta-feira ocorrerá agora dia 8 de maio

Os desafios em pensar no futuro da casa de saúde

18/04/2019

Instituição que completou 90 anos de atividades no domingo, dia 14, quer ser consolidar como referência em saúde no Vale do Taquari