Estrela

Alerta para conscientização do autismo

Diretora da entidade, Rose Tolio, e família de usuário do serviço falaram de experiências na sede do Legislativo de Estrela

05/04/2019 - Estrela

Na sessão ordinária de segunda-feira, dia 1º, a Apae Estrela esteve na Tribuna Livre do Legislativo, a convite do vereador João Braun (PP). A diretora da entidade, Rose Tolio, abordou a temática do autismo, que tem 2 de abril como dia mundial, instituído pela ONU para provocar a conscientização. “Cerca de 70 milhões de pessoas no mundo devem ser autistas e, no Brasil, são estimados cerca de dois milhões. O autismo prejudica comunicação, interação e é mais comum entre meninos”, comentou. Rose explicou que não há cura, mas que há medicamentos que podem ser usados para amenizar os sintomas do transtorno. Carline Gauer é mãe de Artur. O menino tem 10 anos e é autista. “Só quem acompanha isso sabe que vem do diagnóstico e isso pode levar anos. A Apae é parceira das famílias”, afirmou. Ela trouxe dados que considera alarmantes, pois o transtorno pode acometer uma em cada 59 crianças brasileiras. Após a sua fala, Carline, o marido Erno André Gauer, e os dois filhos, Arthur e Matheus Gabriel, de 7 anos, emocionaram os presentes com uma canção.

Com a palavra, os vereadores:

- Débora Martins (MDB), que trabalha na saúde, comentou que tem sistemas que tratam disso e que antes de ir para a Apae as crianças precisam de atendimento médico. Rose falou que a entidade atende 147 pessoas, sendo 17 autistas. Ela lembrou que Estrela é a única com atendimento coordenado.
- Márcio Mallmann (PP) disse que a Apae de Estrela tem heróis e que o autismo não dá cronograma para crianças.
- Norberto Fell (PPS) falou que não temos como ignorar isso, pois a Apae Estrela está muito evoluída.
- Marco Wermann (PV) afirmou que Estrela tem responsabilidade no assunto, pois deve ter mais de 300 pessoas com autismo, mas sem ser capacitados no atendimento.
- João Braun (PP) ressaltou que se pode fazer muito em benefício da Apae para que mantenha e melhore seu atendimento.
- Ernani de Castro (MDB) cumprimentou a todos pelo trabalho “que não é fácil, mas tem diferença quando a criança entra e sai da Apae”, e lembrou que os vereadores sempre estão dispostos a ajudar.
- Darlã Bellini (PSB) disse que o autismo não é raro e que 1% da população do Brasil é portadora.
- Élio Kunzler (PTB) parabenizou a todos os integrantes da Apae e comentou que realmente todos os que trabalham no local merecem os parabéns.


Leia Também

Governo de Estrela inaugura academias ao ar livre no interior

23/04/2019

Seis localidades receberam as estruturas, que começam a ser entregues no dia 27 de abril

Jogos Escolares de Estrela adia estreia

22/04/2019

Primeira das nove competições, o atletismo que seria realizado nesta quarta-feira ocorrerá agora dia 8 de maio


Os desafios em pensar no futuro da casa de saúde

18/04/2019

Instituição que completou 90 anos de atividades no domingo, dia 14, quer ser consolidar como referência em saúde no Vale do Taquari

Especial 90 anos Hospital Estrela: uma comunidade em festa

18/04/2019

Inauguração contou com missa, visitação às novas instalações e quermesse