Vale do Taquari

Análise preliminar não aponta substância tóxica no Rio Taquari

Uma das hipóteses para o surgimento da espuma é o baixo nível do rio devido à estiagem

22/01/2020 - Vale do Taquari

A espuma branca que se espalhou pelo Rio Taquari nos últimos dias pode ser vista em pelo menos sete cidades da região. Desde a última quinta-feira, dia 16, as equipes da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) realizam vistorias e coleta de amostras. O resultado da análise deve ser divulgado até o fim da semana.

Na sexta-feira, dia 17, uma equipe fez um sobrevoo com um helicóptero do Comando Aéreo da Brigada Militar pela parte média do Rio Taquari e seguiu seu curso por cerca de 80 quilômetros em busca da origem da espuma. Em todo o trajeto, desde Roca Sales e Encantado, no Vale do Taquari, até a divisa entre Bento Gonçalves e Cotiporã, na Serra, foram encontradas manchas, porém sem registro de mortandade de peixes.

Uma análise preliminar não aponta para substância tóxica ou lançamento clandestino. Uma das hipóteses para o surgimento é o baixo nível do rio devido à estiagem. "A falta de chuvas faz com que os rios operem em capacidade reduzida, acumulando substâncias", explica o biólogo e analista ambiental da Fepam, Diego Hoffmeister.

A suspeita é de que a espuma tenha aparecido no rio entre os dias 11 e 12 de janeiro, no entanto a equipe de emergência da Fepam tomou conhecimento oficialmente apenas no dia 16. Os técnicos agora aguardam o resultado da análise das amostras para definir as próximas ações a serem tomadas.


Leia Também

Assinados decretos de emergência

02/04/2020

Bom Retiro do Sul e Fazenda Vilanova buscam auxílio para reverter crises causadas pela falta de chuva

Comércio de portas fechadas

02/04/2020

Executivos do Vale do Taquari seguem determinação estadual, que prevê fechamento até 15 de abril


Prefeitos decidem pela reabertura do comércio com restrições

31/03/2020

Decisão passa a valer a partir desta quarta-feira, atendendo orientações de autoridades e órgãos de Saúde

Seca: perdas de até 50%

26/03/2020

Colinas e Fazenda Vilanova devem decretar Situação de Emergência