País

Aplicação da Prova Brasil foi prorrogada até segunda-feira

A Secretaria da Educação (Seduc), por meio da Assessoria Técnica, informa às Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) que a aplicação da Prova Brasil foi prorrogada até segunda-feira (6).

06/11/2017 - País

A Secretaria da Educação (Seduc), por meio da Assessoria Técnica, informa às Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) que a aplicação da Prova Brasil foi prorrogada até segunda-feira (6).

A iniciativa visa a viabilizar a realização das provas nos locais que foram impedidos de fazer o exame devido à paralisação dos professores.

De acordo com estimativas da Seduc, mais de 15 mil alunos que deixaram de realizar a prova no Rio Grande do Sul agora terão a oportunidade de fazer a avaliação.

Prova Brasil

A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental, os estudantes respondem a questões de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.

As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.

Além disso, os dados também estão disponíveis para  toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo. No caso da Prova Brasil, ainda pode ser observado o desempenho específico de cada rede de ensino e do sistema como um todo das escolas públicas urbanas e rurais do país.


Leia Também

MEC divulga resultados do Enen 2017 e anuncia calendário de 2018

18/01/2018

Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 já podem consultar seus resultados no endereço enem.inep.gov.br/participante ou no aplicativo Enem 2017

Justiça nega novo pedido da defesa de deputada

18/01/2018

Posse de Cristiane Brasil no Ministério do Trabalho segue suspensa


Balança comercial tem superávit recorde em 2017 e atinge US$ 67 bilhões, diz FGV

17/01/2018

Exportações aumentaram 9,4%, lideradas pelo setor agropecuário, com expansão de 24,3%

Se Previdência não for votada em fevereiro, não será mais, diz Maia

17/01/2018

Início da discussão da matéria está previsto para 19 de fevereiro