Imigrante

Aplicativo divulga informações turísticas

Lançamento oficial ocorre no dia 2 de maio, no Cactário Horst, um dos locais que atrai visitantes de diferentes lugares

26/04/2019 - Imigrante

Créditos da matéria: Ana Caroline Kautzmann

Lançamento do aplicativo irá ocorer no Cactário Horst, um dos pontos turísticos do município

Imigrante recebe, em média, 30 mil visitantes por ano, o triplo da população. A boa notícia para os turistas é que já está disponível para download no Google Play e na Apple Store o aplicativo de Imigrante, que possui informações turísticas, culturais e de serviços do município. O lançamento oficial ocorre na quinta-feira, dia 2 de maio, às 18h30min, no Cactário Horst, momento que a ferramenta será apresentada à comunidade.

Voltado principalmente aos turistas que visitam o município, o aplicativo dá dicas de locais para conhecer, com a localização dos pontos, opções gastronômicas e de hospedagem, e disponibiliza o calendário de eventos, facilitando o acesso às informações. “Ali é possível encontrar a identidade do município, porque os aplicativos são tendências mundiais. Quando colocamos o referencial de uma cidade na palma da mão de uma pessoa, em qualquer lugar do mundo, isso expande negócios, possibilidades e condições turísticas”, explica o secretário de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, David Orling, que junto à empresa Data América atuou no desenvolvimento da ferramenta.

Gratuito

O aplicativo é gratuito e pode ser baixado por qualquer pessoa. As opções disponíveis no turismo ecológico, rural, religioso, esportivo, de negócios e cultural também estão divulgados na ferramenta. Além disso, fotos e vídeos da prefeitura podem ser acessados. “Todos os pontos têm a geolocalização. Claro que no Vale do Taquari temos uma demanda muito grande da necessidade de emplacamento físico para auxiliar os visitantes. Nós temos um projeto pronto para incluir as placas, mas estamos aguardando recursos”, destaca o secretário.

Pontos turísticos

Entre os pontos turísticos está o Cactário Horst, criado em 1965. O proprietário Kurt Ingo Horst afirma que o local se desenvolveu com as mídias sociais e o aplicativo vem para complementar. “Tudo que tiver de tecnologia ou disponibilidade para informar é válido.” E espera a amplitude do negócio. “Hoje as pessoas querem ter mais informações específicas e isso é uma coisa muito boa”, destaca.

Desenvolvimento

Orling já possuía experiência no desenvolvimento de aplicativos para prefeituras, por conta disso, desde que assumiu como secretário em Imigrante tinha como um dos objetivos disponibilizar a ferramenta. “Quando entrei em 2017 tínhamos demandas mais urgentes e isso precisou esperar. Tenho certeza que o aplicativo é uma ferramenta extremamente importante de comunicação com o turista, sem que ele precise entrar em contato direto com algum serviço de informação”, explica.

No design gráfico do aplicativo, a preocupação era manter um padrão clean e acessível a todos os usuários. “Queríamos algo leve e que tivesse uma acessibilidade universal, que a pessoa achasse facilmente o que procura. Os ícones são maiores e de leitura fácil e simples, mas com conteúdo. Tentei pensar como um turista, que quando chega no município, consegue encontrar tudo que precisa”, salienta. 


Leia Também

Pacote Agrícola beneficia produtores

13/09/2019

Descontos em produtos, como insumos e sementes, diminuem gastos nas propriedades

Imigrante abre Processo Seletivo Simplificado para Farmacêutico

09/09/2019

Prazo vai até 16 de setembro


Imigrante implanta sistema de Ouvidoria

09/09/2019

Objetivo é atender ao público buscando sugestões, opiniões e ideias inovadoras

Novas placas reforçam identidade visual

06/09/2019

Padronização inclui o nome da instituição, brasão do município e o título “A Terra dos Imigrantes”