Estrela

Após cortes realizados pela RGE, Secretaria do Meio Ambiente realiza o plantio de 14 árvores

Fato ocorreu na Rua Mathias Ruschel Sobrinho

27/09/2019 - Estrela

Após o corte de árvores realizado pela RGE na Rua Mathias Ruschel Sobrinho, via lateral do Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã (IEEEM), 14 mudas de árvores, na maioria quaresmeiras, foram plantadas no local pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. As árvores favorecem a saúde humana, fazem a contenção de poluentes sólidos, como poeira, diminuem a velocidade dos ventos, a temperatura das cidades, entre outras vantagens apontadas pelo biólogo da pasta, Gaspar Luiz Franco.

Arborização urbana

A Quaresmeira é uma árvore de médio pequeno a médio porte, por isso é uma das preferidas para calçadas, pois dificilmente chega aos cabos de energia elétrica. “Temos que ir driblando esses conflitos e tentar fazer a melhor gestão disso. O que estamos construindo há anos, na arborização urbana, são espécies que tenham menor impacto, principalmente sobre as calçadas, e utilizando árvores nativas, porque isso favorece a fauna. Todas as interações são pensadas”, destaca.

RGE cancela cortes

A Prefeitura de Estrela havia recebido o ofício nº 381/RS, de 16 de agosto de 2019, que declarava o possível corte/poda de mais de 20 árvores no Centro até o fim do mês, e aguardava a RGE para uma vistoria conjunta, para avaliar a real necessidade de corte das árvores, o que não ocorreu. 

Fepam se posiciona

Após ficar sabendo dos fatos ocorridos em Estrela, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura entrou em contato com a RGE. Embora a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) não tenha recebido nenhuma denúncia oficial referente à supressão das árvores por parte da RGE, a instituição se compromete a realizar, no mês de outubro, uma vistoria onde houve corte de vegetação.  


Leia Também

Soges busca opções para se manter

27/12/2019

Direção do clube centenário diz que não tem como arcar com indenização milionária e pensão vitalícia

Câmara de Vereadores devolve R$ 100 mil ao Executivo

27/12/2019

Entrega de documento foi realizada na tarde de quinta-feira


Prefeitura faz ponto facultativo nos dias 30 e 31 de dezembro

27/12/2019

Município vai manter somente os serviços essenciais no período. Dia 1º não haverá coleta de lixo

Inscrições de crianças na Central de Vagas das Emeis até esta sexta-feira

27/12/2019

Período só será retomado em fevereiro