Estrela

Área de lazer do Nova Morada começa a surgir

Visitas marcaram o início das obras da primeira etapa. Moradores foram conhecer futuras instalações. Horta comunitária ganha corpo

11/04/2019 - Estrela

Créditos da matéria: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Estrela

Uma movimentação acima do normal ocorreu em trecho da Rua Alcides Dall Orsoletta na manhã desta quinta-feira, dia 1. Eram operários iniciando as obras da primeira etapa da área de lazer do Loteamento Nova Morada, no Distrito de Novo Paraíso, e moradores conferindo tudo de perto. O prefeito em exercício Valmor Greibeler e o secretário da pasta do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), José Itamar Alves, foram até o local conferir os primeiros passos do projeto, que inicialmente contará com uma praça de brinquedos, caminhos pavimentados, canteiros, arborização, acesso e rampa para cadeirantes em área de 301,62 metros quadrados. As outras fases do projeto compreendem a implantação de academia ao ar livre, quadra de areia e pista de skate, totalizando 1.540 metros quadrados de áreas de lazer.  

"Como prometemos quando todo este projeto do Nova Morada começou a sair do papel, não deixaríamos de pensar no bem-estar dos moradores e a tudo mais que necessitam, o que estamos conseguindo gradativamente", destaca Alves. O prefeito em exercício endossa as palavras do secretário. "Investir no esporte e no lazer é investir em saúde, e pessoas saudáveis são mais felizes e produtivas. E que este espaço seja integrado à comunidade. Na construção, no seu uso mas também na sua conservação", diz Griebeler. O investimento do Governo de Estrela é de R$ 48 mil. A empresa responsável por esta etapa das obras, vencedora de processo licitatório, é a RCH - Pavimentações e Construções Ltda. O prazo para a conclusão é de até três meses, mas a expectativa da RCH é de finalizar a etapa em até 30 dias caso o tempo colabore.

Desde cedo os operários já trabalhavam no local. A movimentação deles chamou a atenção de moradores, que a todo momento, de passagem pelo local, paravam para olhar, tirar fotos e fazer perguntas. Algumas respondidas pelo arquiteto urbanista Mauro Ayres, da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplade), que também foi ao local conferir o início das obras. Nicole Fritch (10) andava de patins pela rua, acompanhada da mãe Itamara. "Vai ser muito legal vir aqui com meus pais. Vou passar muito tempo brincando com minhas amigas aqui", diz a menina. "Que a comunidade cuide dela depois", ressalta a mãe de Nicole. Ângela Beatriz Soares foi com o filho caçula, a mãe e mais algumas vizinhas dar uma espiada. "Quero vir muito aqui com o Ezequiel, que tem apenas dois anos, e meus outros dois filhos. Tomar um chimarrão com minha mãe, e se der, fazer bastante exercício na ginástica", revela.

Horta Comunitária

A presença de moradores foi acentuada por aqueles que foram ajudar na Horta Comunitária. A área, já cercada, também fica na Rua Alcides Dall Orsoletta, mais precisamente ao lado do espaço de lazer que está sendo construído. A horta está sendo implantada desde os primeiros dias do ano e terá nos próximos dias o fim da etapa de contenção. Mas nesta manhã moradores já foram ao local mexer na terra para a posterior confecção dos canteiros e o início do plantio das mudas. O trabalho é acompanhando pelo setor de habitação da Sedesth. Depois deste período de implantação, serão os moradores que tocarão o novo espaço comunitário.

Os recursos foram obtidos através da Caixa Econômica Federal (CEF) e estão orçados em mais de R$ 40 mil, isto para, além de outras demandas, proporcionar a terraplanagem e cercamento do terreno (10x10 metros); a compra de materiais como enxadas, pás, também insumos e mudas das hortaliças e leguminosas; ainda o auxílio de um técnico agrícola e um assistente social, que farão o devido acompanhamento técnico do local e comunitário das famílias beneficiadas. No período também serão realizadas palestras aos moradores, abordando temas pertinentes à horta e alimentação.


Leia Também

Estrela concede áreas do aeródromo para construção de hangares

16/07/2019

Governo Municipal realizou concorrência púbica. Espaços possuem 500 metros quadrados

Estrelas do Futuro vence competição na Argentina

16/07/2019

Cerca de 70 atletas disputaram a 3ª Copa Lawn


Estrela lança Programa Qualifica Servidor

15/07/2019

Parceria da Secretaria de Administração com a Faculdade La Salle concederá bolsas de estudo para servidores

Processo seletivo para professor de inglês em Estrela

12/07/2019

Inscrições se estenderão de 15 a 29 de julho com carga horária inicial de 25 horas