Estrela

Arroio do Ouro ganha Emei

Primeira Escola de Educação Infantil do interior vai ser inaugurada no dia 14

06/03/2020 - Estrela

ESTRELA - Dia 14, a partir das 10h, a comunidade de Arroio do Ouro vai festejar a inauguração da primeira Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) do interior de Estrela. A nova creche vai funcionar na estrutura antiga da Emef Arroio do Ouro, fechada em 2016 por falta de alunos. O local foi reestruturado, em um investimento de R$ 90 mil, e devem ser criadas 38 vagas (16 de berçário e 20 de maternal) para pequenos entre quatro meses a 3 anos e 11 meses. A demanda era um pedido antigo da comunidade, já que, sem a presença de uma instituição de Educação Infantil, as crianças frequentavam outros colégios na cidade.

O vereador Márcio Mallmann (PP) é um dos idealizadores da iniciativa e destaca a busca pela valorização do interior, permitindo que os pequenos possam permanecer em suas localidades, o que aumenta a possibilidade de, no futuro, ficarem também no campo. “É uma alegria ver a obra concluída, porque vai reavivar o espírito comunitário.” Além de crianças de Arroio do Ouro, serão atendidas de Linha Santa Rita, Figueira, São João, Porongos e do Distrito de Delfina. “Todos poderão trazer as crianças, pois o ambiente é amplo, com campo de futebol, pátio bonito e ginásio de esportes. Queremos qualidade na educação, porque foi muito triste quando a escola fechou. Agora, com esforço comunitário, da Secretaria da Educação, muitas pessoas se envolveram na proposta, que é uma vitória de todos”, avalia o vereador.

O secretário da Educação, Marcelo Mallmann, destaca a importância da abertura da nova escola. “Com o apoio e trabalho de toda a comunidade do Arroio do Ouro e arredores, estamos cumprindo com o compromisso assumido.” Durante a gestão do prefeito Rafael Mallmann, o número de crianças na Educação Infantil cresceu quase 70%. “Estamos adotando uma política de fortalecimento da área rural, com a criação da primeira escola de Educação Infantil de Estrela”, acrescenta o secretário.

Luta árdua

Na terça-feira, dia 3, uma comissão da Secretaria da Educação e membros da comunidade visitaram o prédio. Para o casal coordenador da Comunidade de Arroio do Ouro, Maria e Astério Fell, é um grande valor a conquista da instituição. “É uma satisfação estar na coordenação da comunidade no momento em que se recebe a Escola Infantil, principalmente depois de uma luta árdua para impedir o fechamento”, citou Fell. A última presidente do CPM da Emef de Arroio do Ouro, Nilva Thomas, destacou a relevância de manter as crianças no interior. 

Sonho realizado

Para Vitória Mallmann Fell, que já tem a filha Mariana matriculada na nova escola, a conclusão da obra é de grande satisfação. “Tenho certeza que minha filha será bem cuidada, tendo à disposição tudo que é necessário para seu aprendizado e crescimento sadio.” Ela destacou o trabalho do governo e do vereador Mallmann para abrir a escola.

Nova escola é destaque na Câmara

A nova Emei de Arroio do Outro também foi assunto na sessão da Câmara de Vereadores. Marco Wermann (PV) leu o documento do Conselho Municipal de Educação, recebido após um pedido de informação do parlamentar. No texto, o Comed afirma que o credenciamento e autorização de funcionamento seguem em análise e que a documentação está em estudo pela Comissão de Educação Infantil. “Só apenas após a finalização da reforma e adequação dos espaços à legislação da Educação Infantil será feita a visita com todos os conselheiros para aprovação do parecer”, diz parte do documento.

Felipe Schossler (PTB) falou sobre uma emenda destinada no ano passado à Emei de Arroio do Ouro. “Eu fui procurado por pessoas que precisam das vagas e quero o melhor para aquela comunidade. Fico feliz que fiz minha parte como legislador e que pudemos destinar um valor a ser aplicado naquela creche.” Também pediu melhorias na praça do Bairro Auxiliadora e a construção de uma elevada na faixa de pedestres em frente à Escola Vidal de Negreiros.


Leia Também

P.A+ inicia atendimentos

02/04/2020

Clínica de Pronto Atendimento atende casos de baixa e média complexidade

Campo ganha empreendimentos

02/04/2020

Novas estruturas são para o cultivo de morangos


Verbas para o Hospital Estrela

02/04/2020

Municípios vão destinar R$ 600 mil para instituição. MPT e 1º Vara Federal de Lajeado também repassaram recursos

Paciente na UTI testa negativo

02/04/2020

Mulher de 44 anos, que foi o primeiro caso suspeito a precisar de UTI, apresentou resultado negativo para Covid-19