Variedades

As mudanças e os desafios do setor contábil

Profissionais destacam busca constante por atualizações e novos papéis desenvolvidos na área

19/09/2019 - Variedades

A chegada de novas tecnologias, mudanças nas legislação e necessidade de aperfeiçoamento constante vem mudando a imagem do contador que atuava com um foco mais no operacional. Agora, o profissional atua também como consultor e estrategista, realizando o planejamento tributário dos clientes e auxiliando na tomada de decisão dos gestores.

Há 24 anos a contadora Elaine Görgen Strehl comemora o Dia do Contador (22 de setembro). Além de atuar na área, ela é professora na Univates e vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRCRS).

“Escolhi essa profissão inicialmente por gostar da área das exatas e gostar de auxiliar as pessoas, de orientar na parte de gestão e do desenvolvimento econômico, assim fiz minha escolha e me tornei uma profissional realizada e muito feliz”, conta.

Novidades na área

Elaine (foto) salienta que o setor está assistindo ao crescente avanço da inteligência artificial, substituindo trabalhos da contabilidade operacional pela tecnologia. “As novidades são muitas, principalmente nessa parte tecnológica, pois já existem robôs que atuam em escritórios. Parece tudo muito distante, mas precisamos entender que a informação precisa ser momentânea e a mudança cultural é essencial para isso”, afirma Elaine.
Para a presidente do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat), Cíntia Fortes, pode até parecer uma ameaça, porém profissionais qualificados têm habilidades e não podem ser substituídos por computadores, como uma consultoria para uma situação específica do seu cliente, por exemplo. “A tecnologia pode ser pensada de forma positiva, agilizando, otimizando processos e diminuindo erros”, complementa Cíntia. 

Os desafios da profissão

Diante das constantes mudanças na legislação, Elaine afirma que o maior desafio dos contadores hoje é se manter atualizado e deixar de cumprir apenas o papel de suporte operacional. “A contabilidade é dinâmica, ela interage muito com as outras profissões, então manter-se atualizado é fundamental”, destaca.

Além disso, a contadora afirma que a complexidade da profissão está nas inovações tecnológicas e no mundo disruptivo em que a contabilidade está inserida. “Assim é necessário entender seu cliente e transmitir a ele a informação que a contabilidade traz para o desenvolvimento de seu negócio”, salienta. 

Contador multifunções 

Elaine destaca que, atualmente, o contador precisa ser um gestor. Não há mais espaço para o profissional que é mero gerador de guias. “O profissional precisa estar aberto às mudanças e auxiliar o empresário nas decisões empresariais. Precisa ser um consultor, ser comunicativo e, acima de tudo, ter a ética como principal fio condutor”, destaca. 


Leia Também

RSData: construindo soluções

18/10/2019

Empresa conta com equipe altamente especializada e software moderno para gestão

Multicell com novidades na tecnologia

18/10/2019

Loja atua em consertos e na venda de celulares e acessórios


Garupa: nova opção em mobilidade

18/10/2019

Um dos serviços é que mulheres podem escolher serem atendidas apenas mulheres

Você ganha vendendo ou lucra comprando?

18/10/2019

Dica da MC Software para sua empresa é de gerenciar o seu patrimônio: seu estoque