Estrela

Audiência crioula aproxima MP e Justiça da comunidade

16/09/2015 - Estrela

Pela primeira vez em Estrela, foi realizada uma audiência crioula. O ato, na sede do CTG Estrela do Rio Grande, foi proposto pela promotora Andrea Barros, que já havia realizado iniciativa semelhante no município onde atuava. Conta que a proposta é buscar a aproximação do Ministério Público da comunidade, ao mostrar como ocorre os trabalhos de um promotor. A juíza Débora Gerhardt de Marque proferiu sua sentença em verso, auxiliada pela promotora já acostumada e enraziada com a cultura gaúcha. Débora explicou o andamento de uma audiência e mostrou aos presentes como os procedimentos são adotados, e chamou atenção apenas que no fórum há um sistema de gravação dos depoimentos e digitalização, ao contrário do procedimento adotado na noite desta terça-feira, quando uma máquina de escrever substituiu a tecnologia. "Não queremos aqui fazer espetáculo, apenas mostrar à população como o trabalho funciona no dia a dia, pois muitas pessoas distanciam a Justiça do seu cotidiano. Todos esperamos não precisar dela, mas a verdade é que precisamos estar seguros para sabermos que a Justiça está lá, quando precisarmos."

Andrea também fez seu pronunciamento em forma de declamação, assim como os advogados das partes envolvidas no processo em questão, que tratava de uma ação de usucapião, sendo todos vestidos a caráter em um ambiente especialmente preparado de forma alusiva à data. A decisão final foi favorável às partes, que já residiam e plantavam no local, uma área de terras na Linha Figueira, há mais de 20 anos. 

Ao final, houve jantar comemorativa. As programações farroupilhas em Estrela seguem de quinta-feira a domingo, no Parque Princesa do Vale.


Leia Também

Família quer explicações após morte de bebê

24/01/2020

Após morte de Isac Natalício da Silva, sindicância vai apurar falhas em atendimento

Estrela registra queda em sete indicadores criminais

24/01/2020

Redução pode ser justificada pelo aumento do efetivo e de prisões, conforme a Brigada Militar


Caminhada pelo menino Isac será realizada sábado

24/01/2020

Família e amigos sairão da Rodoviária em direção ao Hospital Estrela

Feira do Peixe de Estrela: segunda edição no sábado

23/01/2020

Com preço das carnes em alta, procura por opções como o peixe cresce e pedidos pela feira de Estrela também