Estrela

Auxílio para moradores da Pousada da Criança

Vereadores aprovam lei que beneficiará adolescentes

30/04/2019 - Estrela

Créditos da matéria: Mariana Wermann

O Legislativo aprovou com unanimidade o projeto de lei do Executivo que prevê repasse de auxílio a moradores da Pousada da Criança, de até R$ 400 mensais, para que eles invistam em formação e qualificação.

"Esse projeto vai ajudar muito na formação de cidadãos", defendeu o vereador Felipe Schossler (PTB), justificando o voto favorável. O vereador João Braun (PP) parabenizou o titular da Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), José Alves, pela iniciativa. "Terá um impacto extremamente positivo na vida das crianças que passam por uma situação de muita fragilidade", avaliou. Para Braun, apoiar essas pessoas para que saiam da situação que vivem com curso de qualificação, o que possibilita que se insiram melhor no mercado de trabalho é uma das principais funções da secretaria

Para Márcio Mallmann (PP) o projeto é fundamental "porque a formação é importantíssima." Ele afirmou que, por vezes, muitas vagas de emprego não são preenchidas por faltar formação para ocupá-las. "Vejo que este projeto vai tirar a pessoa da dependência e se tornar autossuficiente." Norberto Fell (PPS) ratificou as colocações dos colegas e acrescentou que, quando "o município abriga sob a sua asa, o faz da mesma forma que fazemos com nossos filhos em casa, esta responsabilidade é de família, então o município terá que acolher e dar essa assistência como pai e mãe fosse, e não é só a guarda."

Fell ainda sugeriu que, diferente da redação do projeto, crianças e adolescentes de outros municípios que estejam na entidade em Estrela também possam receber o benefício. O vereador Volnei Zancanaro (PR) falou que até mesmo quem nunca esteve em estado de vulnerabilidade entende a importância do projeto. Darlã Bellini (PSB) disse que o valor investido nos adolescentes de 14 a 18 anos é módico e corroborou a fala de Fell sobre estender o benefício aos que são dos municípios vizinhos. O presidente Élio Kunzler (PTB) mesmo não votando elogiou o projeto.

Parada de ônibus

O vereador Tiago Lehnen (PSDB) solicitou o reparo da parada de ônibus localizada na Estrada Municipal Pedro Lenz, na Linha Lenz. O abrigo foi danificado por um temporal há algum tempo, conforme Lehnen. Ele também encaminhou à empresa vencedora da concessão da BR-386 para que indique onde serão os novos pontos de iluminação ao longo da rodovia. Ainda sobre iluminação pública, o vereador solicitou conserto na Avenida Rio Branco e na ERS-129, que passa por Arroio do Ouro.

Pouca adesão

"Nas redes sociais as pessoas gostam de criticar, mas quando têm a oportunidade de falar com os responsáveis elas não aproveitam", criticou Lehnen pelo fato das poucas pessoas presentes da audiência pública da saúde realizada na Câmara. "Tem acontecido várias situações e essa audiência surgiu para clarear isso. Esperávamos mais pessoas, não sei se por causa do horário ou pela falta de comprometimento com a comunidade na hora que a gente precisa, mas ocorreu um bom debate e várias questões foram esclarecidas", falou o vereador Ernani de Castro (MDB).

Menos vagas de emprego

O vereador João Braun (PP) demonstrou preocupação com o fechamento de vagas de emprego no município. De acordo com ele, no ano passado foram cerca de 300 vagas fechadas e, em março, foram pelo menos 50 vagas a menos. "Não preciso dizer o quão preocupante é isso em um momento em que a economia tende a se recuperar, o município de Estrela segue fechando vagas. Alguma coisa está errada e algumas ações neste segmento devem ser tomadas."


Leia Também

Estrela lança Programa Qualifica Servidor

15/07/2019

Parceria da Secretaria de Administração com a Faculdade La Salle concederá bolsas de estudo para servidores

Processo seletivo para professor de inglês em Estrela

12/07/2019

Inscrições se estenderão de 15 a 29 de julho com carga horária inicial de 25 horas


23 municípios do Vale apresentam queda

12/07/2019

Índice é provisório e Colinas e Estrela, que tiveram números negativos, vão recorrer dos números. Imigrante teve acréscimo de 3,71%

Ato marca ordem de início de novas obras de pavimentação

12/07/2019

Entre as ruas a serem asfaltadas está a Guilherme Siepmann, no Bairro Pinheiros, da Rota do Sol até a BR-386