Imigrante

Auxílios geram investimentos em propriedades

Prefeitura disponibiliza serviços de máquina pesada e terraplanagens

19/09/2019 - Imigrante

Para auxiliar os produtores rurais que fazem investimentos e melhorias em suas propriedades rurais, a Prefeitura de Imigrante proporciona auxílio nos serviços de máquina pesada (trator de esteiras e escavadeira hidráulica) e subsídio para terraplanagens.

Cada produtor rural do município, desde que preencha os requisitos estipulados por lei, tem direito a 10h de serviço de máquina por ano em sua propriedade com subsídio de 50%. Esses serviços podem ser de escavadeira hidráulica ou de trator de esteiras, sendo que o produtor opta por um ou por outro no momento da sua inscrição.

Diversos são os serviços executados pela prefeitura, contudo, de acordo com o secretário da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Imigrante, Guinter Hart, sempre há o cuidado com a questão ambiental. “Antes de qualquer serviço, o departamento de meio ambiente do município confere o trabalho a ser executado e emite um parecer ambiental que, muitas vezes, resulta na necessidade de emissão de uma Licença Ambiental por parte do produtor”, afirma.

O objetivo principal do auxílio é proporcionar ao produtor a oportunidade de melhorar a sua propriedade, tornando-a mais apta a cultivos mecanizáveis, aumentando a produtividade da mesma. “Em média, por ano, são realizadas, por esse programa, mais de 1000 horas de serviços de máquina, beneficiando mais de cem produtores”, destaca.

Terraplanagem para construção ou ampliação

Com o alto valor necessário para investimento em construção ou ampliação de aviários ou chiqueiros, a prefeitura auxilia com a terraplanagem, serviço que foi utilizado pela produtora Rejane Dalferth Lagemann, moradora de Linha Herval, que está concluindo a construção de mais um aviário para alojar frangos de corte. “É uma coisa muita boa, o trabalho feito pela prefeitura ficou ótimo, atendeu as expectativas. Isso foi de grande valor para mim, porque não precisei gastar tanto. Com esse novo aviário, vou aumentar de 26 mil para 43 mil frangos”, comenta.

O auxílio é concedido através de horas máquina: até 80h auxílio em 100% (não há custo); se passar das 80h, o produtor tem mais 120h com auxílio de 70% do valor; e o que passar das 200h é de competência do produtor. “Estas atividades, quando em produção, geram bons recursos ao município. Visando contemplar estes produtores, o município instituiu um programa de auxílio especificamente para terraplanagens”, complementa o técnico da agricultura Marco Luciano Wahlbrinck.

Para requerer o presente auxílio, assim como todos os demais, há a necessidade de o produtor preencher uma série de requisitos legais. Por lei, o município pode contemplar até dez projetos por ano. Mais informações pelo 3754-1001.



Leia Também

Monumento será inaugurado neste sábado

18/10/2019

Ato ocorre às 18h, em frente à Igreja Martin Luther, na comunidade Seca Baixa

Cuidado com a saúde bucal

11/10/2019

Município desenvolve ações e trabalha de forma multidisciplinar para atender pacientes


Cão Valente se recupera de ferimentos

07/10/2019

Animal foi resgatado em Imigrante e associação pede ajuda para custear tratamento

Osmar e Cleri Thomé são os novos rei e rainha da terceira idade de Imigrante

04/10/2019

Mais de 600 pessoas participaram da Festa do Idoso