Estado

Badesul lança linha de crédito para municípios investirem em ações de segurança

14/06/2018 - Estado

Nesta quinta-feira (14), o governador José Ivo Sartori, lançou no Palácio Piratini, o programa Badesul Cidades Mais Seguras – SIM para prover financiamento a projetos de investimentos para o aparelhamento da infraestrutura dos municípios ligadas à segurança pública. Esse é mais um instrumento para a execução do Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM), dirigido pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). Até hoje, 330 municípios já aderiram ao programa e têm direito ao crédito.

O financiamento, oferecido pelo Badesul, terá valores escalonados conforme a população do município, que partem de R$ 300 mil, para cidades com até 10 mil habitantes, até R$ 3 milhões, para municípios com mais de 100 mil habitantes. O SIM integra órgãos da União, Estado, municípios e sociedade em ações de prevenção da criminalidade, ressocialização de apenados, agilidade no atendimento ao cidadão, cercamento eletrônico e acesso ao sistema de Consultas Integradas e de Informações. Com o crédito disponível pelo Badesul, as cidades têm a possibilidade de intensificar e melhorar o aparato nessas áreas.

“O programa do Badesul vem para ser mais um incentivo para quem quer fazer parte dessa integração contra a violência e a criminalidade. Essa é uma oportunidade de começarmos a caminhar coletivamente. Não existe maneira melhor de superar as barreiras do que é a solidariedade e o envolvimento de todos os setores”, afirmou Sartori.

O governador reafirmou que ações de Segurança Pública são prioridade para o governo e que não é possível fazer tudo sozinho, é preciso parceria entre estado e comunidade. “Tenho usado com frequência uma frase do secretário Schirmer, que diz: ‘policiamento se faz com efetivo e equipamentos’. Acho que aqui podemos acrescentar a palavra integração. O pouco que vocês fizerem vai fazer a diferença na vida das pessoas que vivem na comunidade”, destacou o governador Sartori.


Leia Também

Estado divulga regras da 41ª Expointer; veja como acessar

16/07/2018

Feira ocorre de 25 de agosto a 2 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio

Inscrições para agroindústrias na Expointer terminam na sexta-feira

10/07/2018

Feira ocorreu em agosto, em Esteio; Os empreendedores familiares devem procurar as entidades parceiras Emater, Fetag, Fetraf e Via Campesina para efetuar o registro


Estado já pode incluir devedores de IPVA na dívida ativa

05/07/2018

A Secretaria Estadual da Fazenda está autorizada a negativar o nome de proprietários de veículos, em atraso desde o último dia 29 de junho

Inscrições para agroidústrias, para Expointer 2018 estão prestes a encerrar

04/07/2018

Confira a lista de documentos necessária para participar da feira que ocorre em agosto