Estrela

Bairro Auxiliadora é destaque na edição impressa do NG

17/06/2016 - Estrela

Assim como em todas as comunidades e bairros, o Bairro Auxiliadora também tem melhorias para serem feitas. Algumas perduram há anos. Como é o caso de um pedido de acesso que interliga uma estrada de chão com a Transantarita.

A reinvindicação é feita por moradores há mais de 30 anos e seria uma solução para um dos maiores problemas da comunidade: quando rio sobe mais de 27 metros, duas ruas na parte mais baixa do bairro fecham e grande parte da comunidade fica ilhada.

O acesso é considerado uma obra simples e rápida para administração municipal, mas o que impede a obra são os tramites burocráticos por trás das patrolas. De acordo com o vereador Felipe Schossler (PTB), morador do bairro e líder, há outros órgãos barrando a documentação, assim como loteadores. “O processo é bem mais complicado do que pensamos.”

O presidente da associação de moradores do bairro, Renê Paulo Horn, diz que a reivindicação é antiga e que seguirá sendo solicitada por todos os moradores em todas as reuniões de bairro. Relata que no momento a situação está adormecida porque há anos o rio não atinge a cota de 27 metros, contudo, quando ocorre a enchente, os moradores ficam aflitos e a situação se torna um caos para o bairro.

Horn diz que fora essa situação, há outras melhorias para serem feitas, mas são de menores proporções. “Nem gosto muito de fazer propaganda do bairro, porque hoje conhecemos todos os moradores e isso nos dá muita segurança em viver aqui.”

Uma das moradoras da comunidade também vive há anos lá e acrescenta outras melhorias urgentes como calçadas ao longo da área verde com plantio de flores até a parada de ônibus; calçadas em frente às casas com acessibilidade; calçamento na rótula de acesso ao bairro; e recolhimento de lixos de obras e domésticos que estão sobre as calçadas.

 

Bairro bom de viver

O vereador Felipe Schossler (PTB) diz que o bairro tem melhorias, assim como em todas as comunidades e por isso faz pedidos e reinvindicações todas as semanas na Câmara de Vereadores. Contudo, salienta as oportunidades e o que tem de bom no bairro: um posto de saúde com bom atendimento, um reservatório que resolveu o problema de falta da água, problemas de queda de energia em alguns pontos, uma creche e uma escola referência e a conclusão de diversas ruas pavimentadas e outras que ainda serão concluídas.

 

Uma comunidade que cresce constantemente

O vereador Vanderlei Eidelwein (PR) mora no Bairro Auxiliadora há 41 anos. Diz que foram feitas algumas melhorias importantes recentemente na comunidade: ruas foram pavimentadas recentemente e há projetos para outras também receberem melhorias e foi instalada uma cobertura na quadra esportiva da escola.

No entanto, diz que ainda há algumas situações que precisam de uma atenção especial do governo municipal como a limpeza das ruas, que segundo ele poderia ser feita com maior frequência e o esgoto a céu aberto, que sugere que seja feito um projeto para amenizar o problema.

Eidelwein acrescenta que como morador acompanha diariamente a evolução do bairro e que ele cresce constantemente.


Leia Também

Sem reciclagem até quarta-feira

21/02/2020

Funcionários da reciclagem foram dispensados até quarta

“Ficha limpíssima”

21/02/2020

Projeto de Fell estende, para secretários, aplicação de lei


Sugerida nova área para Canil

21/02/2020

Município prevê ampliação do espaço

Carnaval: escolas e blocos desfilam em Estrela no dia 7 de março

20/02/2020

Evento é promovido pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo