Estrela

Beneficiários do Bolsa Família recebem curso de capacitação, em Estrela

Moradores do Loteamento Nova Morada I e II estão se qualificando para trabalhar como cuidadores de idosos

10/09/2018 - Estrela

O Governo de Estrela, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação ( Sedesth), iniciou nesta quinta-feira, dia 6, na Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), um curso de capacitação para Cuidador de Idosos, para 40 pessoas. Esta é mais uma iniciativa em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). As equipes técnicas da secretaria fizeram o encaminhamento das famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, residentes no Loteamento Nova Morada I e II, em Novo Paraíso, as quais são o público prioritário desta capacitação.

O primeiro encontro contou com a presença do prefeito em exercício Marco Wermann; do secretário da Sedesth, José Itamar Alves, e da diretora do Senac, Etiene Azambuja. Wermann ressaltou que as perspectivas de trabalho no município estão crescendo com a vinda de novas empresas, mas que, para isso, as pessoas devem estar preparadas. "Aproveitem a oportunidade, porque quero encontrar vocês empregados, cuidando dos nossos idosos, que são um patrimônio importante da nossa sociedade," frisou. O secretário José Itamar Alves também destacou a importância da qualificação para o ingresso no mercado de trabalho e a consequente emancipação do Programa Bolsa Família, liberando recursos para quem mais precisa.

A diretora do Senac, Etiene Azambuja, agradeceu a confiança e a parceria entre a instituição e o poder público municipal. "Em Estrela encontramos uma administração com vontade, construindo um projeto para atender, e uma população que aproveita", declarou. Ela colocou a equipe de apoio pedagógico à disposição para dar suporte. Falou ainda sobre a metodologia de ensino, com profissionais experientes. Ressaltou, por fim, a importância da frequência, que deve ser de no mínimo 75% das 40 horas aula previstas. "É preciso frequentar  as aulas e garantir o aprendizado para receber o certificado", alertou.

Buscando oportunidade

Andressa Farias, (19), desempregada, está entre os 40 alunos do curso promovido pela Sedesth. Ela estava atenta a todas as explicações trazidas pela equipe da secretaria no primeiro dia de atividades. A única experiência trouxe de casa. "Cuidei da minha avó e acho que levo jeito", disse, confiante em conseguir uma oportunidade com a qualificação que começa a realizar. Andressa diz que seu objetivo é ajudar a família caso consiga um emprego na área.

Leia Também

Prefeitura de Estrela faz ponto facultativo na sexta-feira

14/11/2018

As escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental atendem normalmente nesta data

Oficina oportuniza nova capacitação na busca pelo emprego

13/11/2018

Governo de Estrela reúne participantes de grupos já atendidos pela Sedesth na qualificação ao mercado de trabalho


Estrela assina ordem de início das obras do Posto de Saúde Central

13/11/2018

Unidade vai funcionar junto ao prédio da Secretaria da Saúde, no Bairro Oriental

Grupos do Gracie realizarão passeios na capital gaúcha

09/11/2018

Viagens fazem parte da programação de fim de temporada dos grupos de terceira idade de Estrela