Variedades

Benefícios para a saúde e mais segurança

Esporte é um dos exercícios mais completos e é recomendado para pessoas de todas as idades

09/11/2018 - Variedades

A natação pode ser considerada um dos melhores e mais completos exercícios físicos, porque movimenta a maioria dos músculos e articulações do corpo, trazendo diversos benefícios para o organismo, em função do excelente trabalho cardiorrespiratório desenvolvido. Além disso, une-se ao prazer e melhora os aspectos psicológicos.

De acordo com a sócia-proprietária e coordenadora pedagógica, especialista em Natação e Atividades Aquáticas da Escola de Natação e Hidroginástica Fliper, Taís Prinz Cordeiro, a natação pode ser praticada por todas as pessoas, a partir dos seis meses de idade. “É o único esporte que pode ser praticado por bebês e um dos poucos praticados e indicados para idosos e centenários”, comenta.

De acordo com Taís, os benefícios da natação são inúmeros e variam de acordo com a fase da vida e de aprendizagem da pessoa. “As aquisições psicomotoras da criança, por exemplo, serão introduzidas quando se incorpora um processo aquático educativo coerente com o nível maturacional em que ela se encontra, porque na Fliper realizamos um planejamento pedagógico pensado no desenvolvimento físico e psicológico de cada um”, explica.

Principais vantagens

Autonomia no meio líquido e consequentemente uma proteção contra afogamentos (autossalvamento); estimula e desenvolvimento psicomotor de bebês e crianças; melhora o sistema imunológico; desenvolve o sistema respiratório; ajuda a emagrecer, uma vez que acelera o metabolismo e promove gasto calórico ainda mais elevado (em média 450 calorias por hora); melhora a circulação sanguínea; auxilia na recuperação de lesões musculares e na definição dos músculos; combate ao estresse, a ansiedade e a depressão; melhora a postura corporal; as articulações não são prejudicadas, porque é um esporte sem impacto e ainda exercita os tendões e ligamentos e ajuda a definir músculos de diversas partes do corpo, principalmente braços, costas e peitoral.

Além dos casos de alergia, a bronquite aguda e crônica e a asma podem melhorar com a natação. “Nadar aumenta a resistência do organismo, diminuindo ou espaçando as crises asmáticas. A cura da asma é muito frequente” explica Taís.

Prevenção para acidentes

Além dos benefícios para a saúde, as aulas de natação promovem segurança às crianças. “Segundo dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático de 2018, em média, 16 pessoas morrem afogadas diariamente no Brasil, ou seja, a cada 91 minutos, morre uma pessoa afogada”, conta Taís. Para a especialista, prevenir é a melhor atitude e aprender a nadar é fundamental. “O número de casos não fatais, com ou sem sequelas, são muito maiores. Porém, mesmo sabendo nadar, ninguém é a prova de afogamento, por isso outras medidas de proteção devem ser associadas, como a supervisão atenta e constante de adulto, barreiras de acesso à piscina, atenção aos ralos e saídas de água para não ocorrer sucção, entre outros”, explica.

Novembro é o mês nacional de Segurança Aquática, que busca conscientizar a população para diminuir os índices, já que no verão ocorrem as maiores incidências em praias, clubes, campings e piscinas residenciais. “Por este motivo, a Fliper desenvolve atividades especiais com crianças e adultos. Estas envolvem campanha informativa sobre perigos e condutas, jogos de conscientização, exercícios de autossalvamento e salvamento de terceiros”, afirma.


Leia Também

Caixa Econômica Federal terá novo prédio

07/12/2018

Conclusão da obra está prevista para setembro de 2019

A magia de Natal na “Casinha by Bea”

23/11/2018

Estrelense criou local que expõe mais de 600 peças costuradas por ela e transformou o momento em uma oportunidade de negócio e renda


Inaugurado o drive thru do Carmelito e Beto

23/11/2018

Local é o único a oferecer o serviço atualmente no Vale do Taquari

Tendências para o verão na moda masculina

15/11/2018

Roupas florais, caveirismo e alfaiataria em alta