Vale do Taquari

Bombeiros alertam para afogamentos

Confira dicas de segurança

29/11/2019 - Vale do Taquari

ESTRELA - Com a chegada dos dias quentes, das festas de fim de ano e do período de férias, o Corpo de Bombeiros realiza uma campanha de prevenção contra afogamentos. “É a semana latino-americana de prevenção em afogamentos e os bombeiros militares do RS estão realizando essa divulgação com panfletagem e dicas de segurança nas águas. Nossa situação dos rios aqui é diferente. As pessoas acham que conhecem o Rio Taquari, mas o buraco de hoje não é o de amanhã”, alerta o tenente do CBM de Estrela, Paulo César Sulzbach.

Dicas:

- Cuidado com os excessos de bebida e comida. Jamais caia na água com o estômago cheio!
- Não mergulhe de cabeça, nem salte de pedras, barrancos e árvores, e não mergulhe em lugares desconhecidos em relação à profundidade;
- Faça o uso de coletes.

Nos rios: Entrar na água sempre em pé; antes de se banhar, informe-se sobre a correnteza e a profundidade do local; nade apenas onde dá pé; evite banhos em períodos de enchente ou em zonas de correnteza; evite atravessar de uma margem para a outra. 

Nas piscinas: Nunca deixe a criança na piscina sem observação; evite correr na beira da piscina e sempre que possível utilize as escadas para entrar e sair; nade somente na profundidade que você se sinta confortável e seguro; use sempre flutuadores nas crianças; evite correr e pular em volta da piscina, pois geralmente a borda fica escorregadia. 

No mar: Nadar apenas nas águas supervisionadas por guarda-vidas; se for pego em uma corrente de retorno, nade paralelamente para o lado até escapar dela; caso sinta-se em perigo, mantenha a calma, tente boiar, faça sinais e grite por socorro; respeite as sinalizações das bandeiras nas guaritas, sinais sonoros do apito e as instruções dos guarda-vidas; e lembre-se: água no umbigo, sinal de perigo!

Na praia, as cores das bandeiras das guaritas significam:

Azul: pessoa encontrada

Lilás: presença de animais marinhos, como águas-vivas

Verde: mar bom

Amarelo: cuidado com o mar

Vermelho: mar perigoso

Preto: risco de morte


Leia Também

UTI Covid do HBB chega a 100% de ocupação

27/04/2020

São 13 o número de leitos

Vale confirma primeiro óbito por coronavírus

24/04/2020

Idosa tinha 86 anos


Lajeadense e Languiru propiciam suporte a entidades durante a pandemia

22/04/2020

Para celebrar 109 anos, o clube organizou uma ação diferenciada em parceria com a Languiru