Estado

BRDE capta 50 milhões de euros na Agência Francesa de Desenvolvimento

15/09/2017 - Estado

A Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) assinaram, nessa quinta-feira (14), em Curitiba, documento visando ao acordo de cooperação financeira entre as duas instituições. O BRDE está captando 50 milhões de euros na AFD para financiar projetos voltados à produção e ao consumo sustentáveis, que apresentam potencial para gerar emprego, renda e bem-estar social na Região Sul. As primeiras liberações de recursos devem ocorrer ainda neste ano. 

O ato de assinatura, na Agência do BRDE em Curitiba, teve as presenças do diretor-geral da AFD, Rémy Rioux; do presidente do BRDE, Odacir Klein; do vice-presidente, Orlando Pessuti; dos diretores Luiz Corrêa Noronha, João Luiz Agner Regiani e Renato de Mello Vianna, e conselheiros do Banco. Participaram também o secretário do Codesul, Antonio Carlos Bettega, secretários estaduais e representantes do setor produtivo do Paraná. 

O diretor-geral da AFD, Rémy Rioux, afirmou que "só com a colaboração entre os bancos de desenvolvimento enfrentaremos o grande desafio mundial das mudanças climáticas. O presidente da França, Emmanuel Macron, acaba de reafirmar o seu compromisso", destacou. Rioux veio ao Brasil para comemorar os 10 anos de atuação da AFD no país, marcada com 40 projetos já apoiados pela instituição num valor total de 20 milhões de euros. "Nesta relação, a AFD também poderá proporcionar ao BRDE acesso a recursos de fundos europeus de desenvolvimento, especialmente os fundos verdes", acrescentou Rioux. 

A AFD será a primeira instituição internacional a fechar parceria com o BRDE, que vem trabalhando para diversificar suas fontes de funding. "Assinamos um memorando com intenções e consequências. Ressalto que o diretor-geral da AFD nos afirmou que até o fim de 2017 teremos as primeiras liberações dos financiamentos solicitados. O BRDE é mais do que um banco que financia dinheiro. O BRDE tem compromisso com a sustentabilidade e com o sucesso no resultado dos projetos que financia", destacou o presidente do BRDE, Odacir Klein. 

O diretor de Planejamento do BRDE, Luiz Corrêa Noronha, que conduz as negociações com a AFD, ressaltou que "os recursos captados serão destinados a projetos sustentáveis, no âmbito do Programa BRDE PCS, em cinco grandes eixos de investimento: água, agronegócio sustentável, tratamento de resíduos, cidades sustentáveis e energias limpas e renováveis". 

Acompanharam o diretor Rémy Rioux no evento o cônsul-geral da França, Brieuc Pont, os diretores da AFD, Hervé Conan, Philippe Orliange e David Willecomme.


Leia Também

Começa nesta semana pagamento de R$ 500 por conta do FGTS

09/09/2019

Cerca de 33 milhões de trabalhadores receberão o crédito automático na conta poupança

Inscrições para o 1º concurso de Aplicativos e Games das escolas estaduais terminam no dia 12

02/07/2019

Premiação inclui valor em dinheiro, medalhas e uma viagem


Receita Estadual intensifica em todo o Estado operações contra inadimplência do IPVA

03/06/2019

Depois de 60 dias em atraso, ocorre a inscrição em dívida ativa, quando há acréscimo de 5% sobre o valor do tributo não pago.

Pente-fino do INSS pega segurados de surpresa

08/11/2018

Nem todos os beneficiários são comunicados pelo INSS; Em pouco mais de dois anos, oito de cada dez auxílios-doença analisados foram suspensos