Polícia

Motorista e Colono padrão 2013

26/07/2013 - Polícia

Francisco Miguel da Costa recebe homenagem do Rotary Estrela / fotos Rodrigo Angeli

Rotary homenageia destaques

 

Fazia frio na terça-feira, mas os homenageados da noite, na execução de suas funções, já muitas vezes o enfrentaram com muita dedicação, para o bem da comunidade. Mas sair de casa, desta vez, tinha um motivo especial para Francisco Miguel da Costa (52) e Clacy Maria Pozzebon (66), que ao lado do marido Valdomiro (73) – acamado, não pôde comparecer – foram os homenageados com a oitava edição do Troféu Motorista e Colono Padrão, oferecidos pelo Rotary de Estrela. 

 

O evento foi realizado em ambiente já bem mais familiar e quente: a sede social da Soges. Lá, na presença de autoridades como os secretários municipais José Adão Braun e Henrique Lagemann; José Inácio Arenhart, governador assistente da área cinco do Distrito 4700 do Rotary; vereador Élio Jair Kunzler e familiares, os homenageados receberam seus diplomas pelo destaque nas suas áreas de atuação, através de histórico pessoal e da classe que representam. O presidente do Rotary de Estrela, Leandro Farina Dahlem, destacou em seu discurso justamente a importância destas áreas para o dia a dia das comunidades. Braun, representando o prefeito Carlos Rafael Mallmann, lembrou o fato de ambos serem seus “colegas”, Francisco como motorista da prefeitura e Clacy como agricultora.

 

Histórias de vida

 

O Dia do Motorista é comemorado em 25 de julho por ser este o dia do padroeiro da categoria, São Cristóvão. Em Estrela, a data foi comemorada pelo Rotary na homenagem ao profissional que é motorista há 34 anos, sendo 23 deles dedicado ao serviço público. Francisco, ou “Chico da ambulância” como é mais conhecido, está hoje ao volante da ambulância municipal. 

 

Fazer bem feito

 

Ele, que na sua atividade já testemunhou cenas trágicas em acidentes, mas também teve momentos de satisfação ao ajudar a salvar vidas, e fazer inesperados amigos, se disse feliz pelo reconhecimento da sua profissão e pela realização pessoal com a sua função. “Fico enaltecido pela homenagem, sendo que aqui represento outros motoristas”, destacou ele. “Quando vou ao trabalho sempre lembro o meu pai, que defendia um lema em que dizia: ‘tudo o que vieres a fazer, faça bem feito. Faça com amor, dedicação, pois alguém está dependendo do seu serviço’. Se não é para fazer bem feito, não atrapalhe”, afirmou ele, que estava acompanhado de sua esposa Eliane da Costa. Segundo a classe, no Brasil, a demanda por motoristas profissionais qualificados é grande, mas o mercado não consegue supri-la, pois há falta de pelo menos 100 mil profissionais.

 

O Dia do Colono padrão foi instituído em 1924, para saudar o centenário da chegada dos colonizadores / imigrantes ao Brasil, que naquela época tinha famílias inteiras na dedicação às lidas do campo (já o Dia do Agricultor foi estabelecido como 28 de julho, a partir do centenário da criação do Ministério da Agricultura, em 1960). Como é o caso do casal Pozzebon e seus seis filhos, que já testemunharam ou ainda vivem intensamente essa vital atividade. 

 

Mulher no campo

 

Hoje, parte da família se dedica à criação de vacas leiteiras e frango na Linha Geraldo. “Sinto-me bem em viver da agricultura e saber que outros dependem do bom serviço da gente”, afirmou Claci, que foi adiante. “Que bom valorizar o agricultor, mas também, neste caso, a mulher que igualmente vai à roça e trabalha com a mesma força e dedicação que o homem”, sintetizou ela. 

 

Os dois lados

 

Um dos filhos do casal, Anézio Pozzebon (42) entende bem o lado dos homenageados. Ele que é motorista autônomo, sempre que pode ajuda a sua família nas lidas do campo. “São duas funções muito importantes para o andamento de toda a comunidade”, resume.


Leia Também

Patram realiza fiscalização e apreende materiais de pesca

18/03/2019

Fiscalização foi feita da eclusa de Bom Retiro do Sul até o Arroio Taquari Mirim

Juliano Stobbe à frente da PC

14/03/2019

Delegado é o novo titular da delegacia de Estrela


Morador de Estrela sofre tentativa de golpe do bilhete

14/03/2019

Fato ocorreu na manhã de segunda-feira, dia 11

Homem é preso por tráfico, em Estrela

12/03/2019

Suspeito possui antecedentes por posse de entorpecentes e tráfico