Variedades

Caixa Econômica Federal terá novo prédio

Conclusão da obra está prevista para setembro de 2019

07/12/2018 - Variedades

Quem passa pela Rua Tiradentes na esquina com a Coronel Flores, no Centro, percebe a construção de um novo prédio que, a partir de setembro de 2019, será o local para a nova agência da Caixa Econômica Federal (CEF) de Estrela. O edifício comercial, que terá aproximadamente três mil metros quadrados, já está com as obras em andamento e é de propriedade da Private Empreendimentos Imobiliários, com projeto dos arquitetos do escritório Thomas Horn Arquitetura e Planejamento e execução da Construtora Zagonel.

No edifício serão construídos cinco pavimentos, compostos por um subsolo com estacionamento, térreo com duas salas comerciais com mezanino (uma de 900 metros quadrados, já projetada para a Caixa Econômica Federal) e mais dois pavimentos com salas para venda ou locação. “Foi projetado um prédio com uma arquitetura “clean”, a qual irá atravessar o tempo, apresentando um prédio bonito e atraente, convidando as pessoas para seu uso”, explica o arquiteto do escritório, Cristiano Vilanova Horn.

Os desafios de projetar uma agência bancária também são grandes, porque, de acordo com o arquiteto, são inúmeros planos complexos que devem ser elaborados, detalhados e aprovados. “Temos por exemplo o Projeto de Arquitetura x Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCI) x segurança patrimonial, em que são compatibilizados os acessos comuns, saídas de emergência, acessos controlados, tipos de materiais, além de toda a parte elétrica e monitoramento (câmeras). A quantidade de plantas, detalhamentos e documentos é inacreditável, mas é um trabalho fantástico”, comenta Horn.

Tendência para o clean

O ambiente de todo o edifício será contemporâneo e segue também o manual de padronização e layout interno da Caixa Econômica Federal. “A CEF possui uma equipe de engenharia interna que projeta toda a agência, adequando o espaço às necessidades de cada agência”, cita.
Projetado para o uso e integração das pessoas, tanto nos negócios quanto em investimentos, o prédio terá muita transparência, com uso de vidros, materiais de primeira linha e de fácil manutenção. “Terá uma fachada atraente, mas, acima de tudo, será um prédio muito funcional, com estacionamento interno, acessibilidade plena, elevador, ótimas salas comerciais, subestação de energia, estação de tratamento de esgoto, tudo executado com excelência e que certamente deixará o Centro da cidade ainda mais bonito”, explica.

Utilização do atual prédio

A atual agência bancária da CEF, que fica na Rua Júlio de Castilhos, próximo da Prefeitura de Estrela, poderá ter seu prédio utilizado pela Administração Municipal. “Estamos em tratativas com a Caixa para adquirir o local. Se der certo, passaremos as secretarias que estão alocadas em salas alugadas para lá”, comenta o prefeito Rafael Mallmann. 


Leia Também

Estrela agenda Carnaval de Rua para o dia 16 de março

18/02/2019

Antes disso, em 23 de fevereiro, ocorre a escolha da Corte do Carnaval. Candidatas podem se inscrever até o dia 20

Herrmann Supermercados: há 55 anos unindo famílias

15/02/2019

Estabelecimento teve início em Colinas e hoje tem filiais em Imigrante e Westfália


Happy Code chega a Estrela em março

12/02/2019

Dois cursos serão oferecidos no Colégio Martin Luther