Variedades

Câncer: como a medicina personalizada e de precisão está mudando tratamentos

Confira o artigo da Oncologista Clínica Lívia Brancher Gravina

28/06/2019 - Variedades

"Não existem pacientes iguais. Isso, nós médicos, já sabíamos! Mas ainda assim, a Oncologia (especialidade que trata o câncer) tem nos mostrado muito mais além desta frase. O tratamento do câncer tem evoluído de forma rápida e cada vez mais precisa.
Ao longo dos últimos anos vivenciamos o surgimento e consolidação de terapias-alvo e da imunoterapia. Estes fatos mudaram, por completo e para melhor, a expectativa e qualidade de vida de muitos pacientes, incluindo aqueles com doença avançada.
A terapia-alvo é baseada no bloqueio de vias que ativam a proliferação das células do câncer. Com a análise das mutações, das proteínas e dos receptores celulares do tumor, sabemos quais podem estar desencadeando o seu crescimento e, com isso, podemos bloqueá-lo. Há possibilidade, também, de redução do tumor. Já com a imunoterapia, ativamos o nosso sistema imunológico para combater o tumor!
Ainda assim, os tratamentos já bem estabelecidos e conhecidos não estão aposentados. A quimioterapia ainda tem um papel fundamental no tratamento de muitos cânceres e a hormonioterapia segue gerando benefício expressivo para muitos pacientes, como nos cânceres de próstata e de mama.
Testes moleculares de última geração, paineis gênicos e novas medicações se tornam realidade. É preciso muito estudo, destreza e cautela para encontrar a conduta que mais beneficiará cada paciente. Não é receita de bolo. O ponto crucial é conhecer cada vez mais os pacientes e o perfil dos seus tumores, ambos únicos e merecedores de toda a atenção!"

Oncologista Clínica Lívia Brancher Gravina, que atua no Centro de Oncologia do Hospital Bruno Born (HBB), em Lajeado. O agendamento de consultas pode ser feito pelo 3714-7558. O e-mail da médica é o liviagravina@gmail.com e ela também está nas redes sociais www.facebook.com/draliviaoncologista/ e Instagram: @draliviaoncologista


Leia Também

Os 106 anos de Dona Amélia

19/07/2019

Ela reside na Casa de Repouso Bom Samaritano e conta segredo da longevidade

Dona do próprio caminho

19/07/2019

Nirce dirige ônibus de transporte coletivo


Presentes e no comando

19/07/2019

Mulheres passam a ocupar mais espaço no rural e sucessão feminina é realidade

Agrocenter com linha completa

19/07/2019

Atendimento no local é feito por um responsável técnico