Estrela

Carteira de Identidade mais rápida e completa em Estrela

Processo digital e online permite avanços, torna modelo mais completo e rápido na entrega

31/05/2019 - Estrela

Créditos da matéria: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Estrela

Já está em funcionamento, em Estrela, o sistema eletrônico que agora permite a confecção digital da Carteira de Identidade (RG) aos munícipes locais e outras cidades. O aparelho instalado na unidade do Poupa Tempo, no Centro, onde já funcionava o serviço, facilita os trâmites, diminuiu a burocracia e o prazo de entrega do documento, otimizando todo o processo. Evita, por exemplo, a necessidade do cidadão levar fotos 3x4 coloridas, já que as mesmas agora são tiradas na hora e podem ser repetidas caso não fiquem dentro dos padrões, ou pintar os dedos para coleta de digitais.

O processo ocorre boa parte de forma online. Conta com uma câmera digital com flash auxiliar, um leitor biométrico (coletor de digitais) e um Pad de Assinatura (scanner) entre outros equipamentos. Agora tudo é feito na hora. Qualquer erro em uma das digitais é corrigido, e também a assinatura pode ser retificada para ficar de acordo com o gosto da pessoa. O prazo para a entrega também diminui porque a comunicação com o Instituto Geral de Perícia é realizado de forma instantânea, pela internet, proporcionando mais economia para a população. O prazo para a entrega é 20 dias úteis após o pagamento da taxa e o documento é retirado no Setor de Identidade. Nas próximas semanas também é previsto entrar em funcionamento o serviço expresso, com o qual o RG vem ainda mais rápido que o normal (em média cinco dias), porém com preço diferenciado.

Geraldo José Kunh (75) e Tânia Matia Kunh (63) aproveitaram a tarde chuvosa de quinta-feira, dia 30, para atualizarem os documentos, já vencidos. O dele datado de 1975. O nome de ambos continham acentos ortográficos faltando. O casal de Novo Paraíso, interior de Estrela, não sabia das novidades. Tanta que dona Tânia Kunh calculava que ainda precisaria passar em algum local para tirar a sua foto. Se fosse pelo modelo antigo, seu marido também, pois trazia uma bastante antiga. "Coisa boa. A última vez que precisei tirar foto foi um caos. Tirei mais de três, pois um ventilador na sala levantava meu cabelo", diz ela, sorrindo. A correção dos dados e a inclusão de outras informações foi realizada. "Ficou muito bom", afirma seu Kunh.

Para solicitar a identidade, o cidadão deve comparecer ao Poupa Tempo com a Certidão Original de Nascimento (se solteiro), Certidão original de Casamento (se casado) ou a Certidão original de Casamento com averbação do divórcio (se divorciado). Atualmente existe um novo modelo de identidade. Nele é possível incluir mais dados: CPF, cartão SUS, carteira de trabalho, título de eleitor, certificado militar, carteira de motorista, carteira de trabalho, entre outros, desde que apresente estes documentos (originais). Menores de 16 anos devem estar acompanhados de uma das seguintes pessoas: mãe, pai, avô (ó) ou guardião(ã), tutor(a), curador(a), e estes portarem o seu RG.

Taxas

A primeira via do documento é sem taxa. Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos também estão isentas. A segunda ou demais vias devem ser pagas por boleto, após o atendimento na rede Banrisul ou Sicredi, a R$ 68,43 atualmente. O Poupa Tempo fica na Rua 13 de Maio, nº 261, em prédio ao lado Prefeitura de Estrela. Criado em abril de 2015 para facilitar o acesso da população à informações gerais e serviços como de Registro Geral (Carteira de Identidade), Procon (3981-1001) e da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Estrela (Aspume). Também sedia agora o Sine/FGTAS. O horário é das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia. Informações pelo telefone 3190-1253.

Conquista

O avanço na tecnologia para a prestação do serviço era requerido há meses. Em abril, uma comitiva com lideranças regionais esteve em Porto Alegre, em visita ao vice-governador Ranolfo Vieira Junior, também responsável pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP). Na ocasião, além da mobilização para a instalação no Vale de uma unidade da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), o que já está em andamento, outras demandas foram apresentadas. O chefe de gabinete de Estrela, José Both, aproveitou a ocasião para entregar ofício ao vice-governador, então assinado pelo prefeito em exercício Valmor Griebeler, requerendo o sistema. "Tivemos êxito. Fomos atendidos em menos de dois meses. É um avanço. São mais de cem documentos confeccionados por mês, e até então o processo ainda era realizado pelo meio tradicional, o que demandava mais tempo, antes superior a 30 dias. Agora vai ocorrer de maneira bem mais eficiente e sem tanta burocracia", esclarece Both. Para o secretário de Administração e Recursos Humanos, Jônatas dos Santos, pasta responsável pelo Poupa Tempo, trata-se de uma evolução constante nos serviços oferecidos à população. "Dispormos de uma unidade exclusiva para a confecção dos RGs já era algo a ser comemorado. E agora modernizar este sistema é mostrar que estamos sempre preocupados em oferecer o que há de melhor ao nosso munícipe e de outras cidades."


Leia Também

Orçamento de Estrela cresce 3,2%

13/09/2019

Proposta foi apresentada em audiência pública

600 são esperadas hoje para o 34º Sarau de Damas

13/09/2019

Evento ocorre na noite desta sexta-feira. Ingressos ainda estão à venda


Estrelense lança novo livro

13/09/2019

Obra de ficção “A Excursão” será apresentada nesta sexta-feira

IPE pode ser reaberto

13/09/2019

Atualmente, apenas o IPE de Encantado mantém atendimentos na região