Estrela

Casa do Artesão: Amor Centro reivindica espaço

Estrelart utiliza estrutura construída na praça para exposição e venda de produtos

07/06/2019 - Estrela

Dia 20 de abril foi inaugurada uma casa na Praça Menna Barreto, no Centro de Estrela, que está sendo utilizada pelos artesãos filiados à Estrelart. No mesmo dia, o Jornal Nova Geração publicou o fato no Facebook e, nos comentários da publicação, iniciou-se uma discussão quanto à ocupação do local.

Uma das entidades envolvidas na discussão é a Associação dos Moradores do Centro, Amor Centro, presidida por Hélio Musskopf. Ele diz que não considera a praça o local ideal para a colocação da casa. “Se o órgão público constrói, precisa ser para todas as entidades e não para uma só”, explica. Hélio afirma que o prefeito Rafael Mallmann reforçou o uso comunitário da Casa do Artesão. “Ele disse que precisávamos solicitar o uso para a prefeitura liberar o período de interesse”, comenta.

A presidente da Estrelart, Simone Wolker, afirma que a entidade estava sem espaço desde que a sala alugada, junto à agência do Sine Estrela, havia sido devolvida ao proprietário por falta de repasse para o pagamento. “Ficamos ali por 18 anos. No fim de janeiro o governo estadual fechou, o Sine foi realocado e não tinha espaço para nossa lojinha. O prefeito disse que seria feita a casa para os artesãos, até porque muitas entidades têm seu espaço”, comenta.

São 23 artesãs que ocupam o local, e ela afirma que outras entidades também estão convidadas a ocupar a casa. “Nossa presença embelezou a praça. As famílias elogiam, dizendo que deixamos o local até mais seguro. Temos a concessão por um ano, mas nada impede que outras entidades façam parceria conosco. No governo do ex-prefeito Celso Brönstrup, nós já tínhamos um espaço neste mesmo local”, destaca.

O que diz a prefeitura

De acordo com o prefeito Rafael Mallmann, a casa construída na Praça Menna Barreto pode ser usada pela comunidade. “Podem fazer uso das instalações entidades reconhecidas e constituídas, no sistema ‘coworking’.” Os pedidos para utilização do local devem ser protocolados na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur). 


Leia Também

Cerveja Artesanal terá espaço na Multifeira 2019

23/08/2019

Além da venda da bebida, local terá palco para shows e ponto exclusivo de alimentação durante da programação que ocorre de 4 a 8 de setembro

Iniciativa para flexibilizar

23/08/2019

Vereador propõe Declaração Municipal de Direitos de Liberdade Econômica


2 anos e 174 processos

23/08/2019

Núcleo de Estrela obteve sucesso em 74,4% dos casos

Título cancelado

23/08/2019

Cerca de 4,8 mil pessoas não fizeram recadastramento