Variedades

Chocolate é tóxico para cães e gatos

Substância presente no cacau pode causar intoxicações, vômitos e diarreia

18/04/2019 - Variedades

Créditos da matéria: Ana Caroline Kautzmann

Milene Blankenheimer com o shitzu Teddy

A Páscoa está chegando e a vontade de compartilhar as doçuras da data com os pets cresce. Mas cuidado: o chocolate é tóxico para cães e gatos. A substância chamada teobromina, presente no cacau, pode causar intoxicações, vômitos e diarreia. Sintomas mais graves, como tremores musculares e hemorragias, são raros, mas podem acontecer em caso de ingestão excessiva de chocolates com alta concentração de cacau.

Por conta das consequências que o chocolate pode causar, a moradora de Estrela, Milene Blankenheimer, oferece alimentos específicos para o shitzu Teddy, que está há cinco anos na família. “O Teddy é meu filho, e como todas as mamães cuidam bem dos seus bebês, eu não dou doçuras para ele. Dou sempre petiscos próprios para cachorros”, comenta.

Os doces industrializados são um ponto negativo, pois podem causar obesidade nos animais e colaborar para que os pets rejeitem alimentos importantes e adequados para sua saúde. Por conta disso, é recomendado evitar esses alimentos. “Ele se delicia com os bifinhos e snacks que dou para ele. Eu digo que é o presente e ele sabe direitinho que é algo especial”, conta Milene, que nas datas especiais opta por produtos adequados e que mantém a saúde do pet.

Mas os cães podem consumir doce? Sim, desde que sejam de uma fonte natural: frutas, como mamão e maçã, e vegetais, como cenoura e batata-doce.

Em alerta! 

Outro fato importante é que os pets são curiosos e possuem um excelente olfato. Ao esconder os ovos de Páscoa, é necessário se certificar de que o animalzinho não encontre os doces. Afinal, além do cacau, cães e gatos possuem certa intolerância à lactose.


Leia Também

O seu futuro está sendo reiventado. Por você!

22/05/2020

Coluna da Consultora Geisa Dal Magro, especialista em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria de empresas

Cuidados com os testes para Covid-19

30/04/2020

Raquel Birck, do Laboratório Biosofia, de Estrela destaca tipos de testes disponíveis para detectar contaminação por coronavírus


É hora de mudar!

30/04/2020

Coluna da Consultora Geisa Dal Magro, especialista em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria de empresas

Paletes na decoração

24/04/2020

Móveis de madeira são confeccionados utilizando o material reciclável