Estrela

Chromebooks começam a ser usados na Câmara

Treze equipamentos foram disponibilizados a fim de reduzir os gastos com papel e agilizar os processos

20/08/2019 - Estrela

Dos treze vereadores estrelenses, três já utilizaram os chromebooks adquiridos pela Câmara de Vereadores na sessão da segunda-feira, dia 19. De acordo com o presidente Felipe Schossler (PTB), o uso dos equipamentos visa reduzir gastos do Legislativo.

"Neste primeiro momento eles estão sendo configurados. Cada vereador terá um e-mail para acesso, até a próxima sessão todos devem estar prontos para serem usados. O próximo passo será interligar com o sistema da prefeitura para que os projetos venham por e-mail", adiantou.

Conforme Pinho, os equipamentos devem facilitar alguns processos, mas haverá um período de adaptação, pois alguns vereadores não estão habituados a utilizá-los. "Além disso, estamos finalizando a instalação das placas solares, tudo isso para economizar ao máximo. Apenas estou dando seguimento nos projetos iniciados pelos presidentes que me antecederam", salientou.

Norberto Fell (PPS) comemorou o início do uso dos chromebooks por alguns edis e sugeriu a digitalização dos documentos da Câmara para que se amplie o uso dos equipamentos e a economiza no Legislativo. O presidente da Casa disse que não há prazo estipulado, mas que o uso do papel deve ser extinto aos poucos.

O investimento total é de pouco mais de R$ 20 mil, referentes a 15 chromebooks. Além dos vereadores, o assessor jurídico e a secretária também farão uso dos equipamentos.

Risco de dengue

A vereadora Débora Martins (MDB) alertou para uma possível breve epidemia de dengue na região. "Os casos vem crescendo de forma acentuada." Ela parabenizou o trabalho da Secretaria da Saúde, que visitou de 595 residências no município na terceira das quatro etapas do Levantamento de Índice Rápido de Infestação (Lira) pelo Aedes aegypti, previstas no município. As coletas realizadas serão levadas para análise do laboratório da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). "O principal fator é a comunidade se conscientizar e fazer a sua parte", disse. De acordo com Débora, cada tampinha de garrafa é um possível foco para a proliferação, assim como lixo aberto e caixas de água.  "Vai ser muito difícil passar mais um verão sem dengue se não houver conscientização."

Animais no Parcão

Ernani de Castro (MDB) falou da procura de pessoas para que se revise a lei que proíbe animais de estimação no Parque Princesa do Vale. "Estamos lançando esse debate com a comunidade. Estamos vendo com calma esse projeto para ver o que é melhor para a nossa sociedade."


Leia Também

Em uma semana, casos triplicam em Estrela

08/05/2020

No Vale do Taquari, restrições do comércio foram mantidas

Brasilata: quase 40 anos em Estrela

08/05/2020

Instalada no Bairro dos Estados, com localização estratégica próxima à BR-386, a indústria figura entre as maiores empresas do município


Uma relíquia do Estados

08/05/2020

Luis Fernando Schneider foi vereador e radialista e, em casa, guarda histórias e coleções que o orgulham

Mães solo!

08/05/2020

No dia delas, a história de duas jovens que destacam os desafios e recompensas de serem mães